quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mensalão: José Dirceu é condenado por corrupção passiva

José Dirceu-condenado do mensalão
Por seis votos a dois, o ex- ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi acusado por corrupção ativa, além dele, também foram condenados Dirceu, o ex- presidente do PT José Genoino e o ex- tesoureiro do partido Delúbio Soares e o grupo de Marcos Valério.

Durante o processo do mensalão, 25 dos 37 réus já sofreram condenação na análise de desvios de recursos públicos, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, corrupção entre partidos da base e corrupção ativa, sendo que as penas para os condenados só serão definidas ao final do julgamento.

Até a sessão da última terça-feira (9), foram inocentados cinco réus pelo conjunto dos ministros do Supremo: os ex-ministros Luiz Gushiken e Anderson Adauto, o ex-assessor do extinto PL Antônio Lamas, além da ex-funcionária de Valério Geiza Dias e da ex-diretora do Banco Rural Ayanna Tenório, que ainda serão julgadas por outros crimes.

Abaixo encontra-se algumas frases de José Dirceu durante o processo do mensalão:

“Eu tenho uma história, uma biografia. Não tenho folha corrida, como muitos que me acusaram”, em entrevista no programa "De Frente com Gabi", no SBT, no dia 4 de julho de 2010

“Estou indignado e revoltado, mas tranquilo. Não concordo, mas respeito a decisão do Supremo. Não quero impunidade, não quero prescrição. Que o Supremo me julgue, mas fui acusado e denunciado sem provas (...) Tenho 40 anos de vida pública e, agora, virei chefe de quadrilha”, em entrevista a jornalistas dada no dia 30 de agosto de 2007

"Não vou me calar, me amedrontar, me acovardar, por causa dos editoriais de alguns jornais e por causa do noticiário tendencioso de muitos meios de comunicação a meu respeito. Sei que existe uma luta política no país e que eu sou a principal vítima. Isso não significa não investigar. Mas o processo político foi crescendo, e a mídia não aceita, até chegar a um golpe branco, de querer cassar o direito do presidente de se reeleger", no Conselho de Ética da Câmara, no dia 27 de setembro de 2005

“Ele se faz de inocente, diz que sou o chefe do mensalão, da maior quadrilha. Eu não estou sendo acusado de corrupção, deputado, em nenhum órgão público”, no Conselho de Ética da Câmara, no dia 2 de agosto de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...