terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mais de 6,5 mil atendimentos no Dia da Responsabilidade Social



Este foi o 6º ano consecutivo que a FTC inseriu Itabuna no contexto nacional do Dia da Responsabilidade Social, iniciativa que é considerada como uma das mais expressivas realizadas no município, no âmbito da promoção de serviços básicos de saúde, de assistência social e jurídica, de educação ambiental, de inclusão digital e de cidadania.

       Com o registro de mais de 6 mil e 500 atendimentos, Itabuna, cidade localizada no Sul da Bahia a 447Km de Salvador, vivenciou no último sábado, 29 de setembro, o Dia da Responsabilidade Social – Exercício de Cidadania em Busca da Paz, promovido pela FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências -  e a Associação de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes). 

Nesta edição do Dia do Ensino Responsável das Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, a FTC Itabuna reuniu mais de 75 parceiros que disponibilizaram para a comunidade nada menos que 65 opções de serviços, oficinas e atendimentos gratuitos.
Por conta disto, desde as primeiras horas da manhã de sábado já era grande o número de pessoas se organizando em filas em buscas dos serviços, alguns deles, inclusive, de difícil acesso na rede pública de saúde, como foi o caso dos exames de Eletrocardiograma disponibilizados pela Clínica 28 de Julho.

Demanda

Na área de saúde, onde se concentra a maior demanda de atendimentos, foram 33 serviços, desde aferição de acuidade visual, ao pilates, consultório psicológico de rua, vacinação, palestras preventivas à saúde, além de exames de tipagem sanguínea, de glicemia capilar, triagem de glaucoma, baropodemetria e de prevenção de câncer do colo do útero.

Quem esteve na sede da FTC e na Praça José Bastos, onde estavam instalados nos stands dos parceiros e dos diversos cursos da Faculdade, pode conferir de perto ainda apresentações artísticas, exposição cultural e participar de oficinas temáticas, que tratavam desde as questões da educação ambiental à economia doméstica.

As crianças também tiveram espaço privilegiado com muita diversão, ludicidade, contação de histórias, orientação à prevenção da saúde bucal com aplicação de flúor e doação de brinquedos. Neste sentido, um dos locais mais concorridos foi a Brinquedoteca monitorada por estudantes de Psicologia, que também dedicaram uma especial atenção ao público da terceira idade, com oficinas de memória e orientação psicológica.

Solidariedade

Ao saudar os parceiros e os representantes da sociedade civil organizada, durante a solenidade de abertura, o diretor da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo ressaltou que um dos principais fatores que influenciam e faz acontecer o Dia do Ensino Responsável é a sensibilidade das empresas e instituições públicas e privadas para com as causas sociais.

“Aqui, todos se juntam deixando de lado interesses particulares, empresarias e econômicos com o objetivo único de servir aos mais necessitados. Isso provêm de uma consciência que é responsável socialmente por promover melhor qualidade de vida à comunidade, através do exercício da cidadania na perspectiva de construir uma sociedade de paz”, argumentou Lôbo.
Representando a sociedade civil organizada e parceiros, o presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas da Bahia, (Sindapeb), Ornan Serapião destacou o Dia da Responsabilidade Social da FTC como um dos mais importantes eventos da cidade. 

Ornan disse ainda que as ações sociais da Instituição de Ensino têm gerado novas expectativas de vida, principalmente para os idosos assistidos através da Faculdade Aberta à Terceira Idade.

Momentos de emoção também marcaram a solenidade de abertura do Dia da Responsabilidade Social. Inicialmente, quando os estudantes do 1º semestre de Fisioterapia da FTC subiram ao tablado cultural do campus para entoar canções e declamar um poema convidando a todos a construir um mundo de paz.

E, finalizando a solenidade, o padre José Grzywacz, do clero diocesano de Itabuna e representando o segmento religioso, convidou os presentes a meditarem a oração universal do Pai Nosso como uma súplica pela paz. Os alunos da Escola Municipal Lúcia Oliveira também abrilhantaram o evento com a Banda e Coral do Mais Educação.

Ascom – FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim
02-10-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...