quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Itabuna receberá novos cursos do Pronatec


O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde de Itabuna (antigo  Colégio  Polivalente) está iniciando  novos cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado  pela  Presidenta Dilma Rousseff.
Destinados a estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º Ano do Ensino Médio da rede pública, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, os cursos tem o  objetivo de   expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT),fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica.
Além disso, os novos cursos buscam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio através da educação profissional e ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores. O CEEP está oferecendo cursos de Cuidador de Idoso e Atendente de Nutrição. O curso de Cuidador do Idoso atua na higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento. A carga horária é de 240 horas. 
O curso de Atendente de Nutrição,  que  tem  carga  horária de 360  horas,  exerce atividades junto ao Serviço de Nutrição e Dietética, em instituições de saúde, co­merciais e educacionais. Atua em cozinhas, em unidades de internação hospitalar e em todo o processo produtivo da dieta, auxiliando na distribuição de refeições aos pacientes, acompanhantes e funcionários. São oferecidas 60 vagas, 30 para cada curso. As aulas foram iniciadas na terça (02)
De acordo   com  a gestora do  CEEP,   professora Josonita Marinho,  os alunos terão direito a uma Bolsa-Formação que  garantirá duas  camisas,  bolsa com caneta, lápis, borracha, caderno, pendrive, Xerox e outros materiais didáticos,  além  almoço/jantar, lanche e transporte escolar.
“Com o Pronatec, a Secretaria de Educação, está ampliando, ainda mais, a oferta da Educação Profissional. Essa parceria com o Governo Federal, assegura formação e qualificação profissional para milhares de jovens e trabalhadores como parte estratégica para o desenvolvimento da Bahia”, destaca a professora Josonita Marinho. Neste segundo semestre, a Bahia foi habilitada pelo MEC para ofertar 5.673 vagas de 55 cursos pelo Pronatec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...