segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Itabuna discute vantagens do mineroduto da SAM

O projeto do Mineroduto a ser implantado pela Sul Americana Metais (SAM), subsidiária da Votorantim Novos Negócios (VNN), será apresentado amanhã (23), às 9 horas, no gabinete do Prefeito, Capitão Azevedo, no Centro Administrativo Firmino Alves, por uma equipe de técnicos e diretores da empresa mineradora.

Segundo o chefe de gabinete Luiz Ferreira dos Santos o mineroduto terá 490 quilômetros de extensão, com passagem através do município de Itabuna e visa o transporte do minério de ferro de Grão Mogol, na região Norte de Minas até o Porto Sul, em Ilhéus (BA). O projeto prevê um investimento de cerca de R$ 3,6 bilhões.

Para Luiz Ferreira o assunto é de interesse da comunidade regional e pode representar oportunidades de negócios para empresas regionais, afetando inclusive a geração de emprego e renda. A oportunidade também vai servir para a discussão do impacto ambiental do projeto.

O mineroduto contempla ainda a construção de uma barragem no Rio Vacaria, na Região de Salinas, em Minas, com um investimento de R$ 80 milhões, para captação de água para o transporte do minério e um projeto de irrigação.

A SAM vai implantar o Projeto Vale do Rio Pardo, que prevê a produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano no município mineiro, que será escoado através do mineroduto.

Por - Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes 22-10-2012
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...