terça-feira, 9 de outubro de 2012

Iniciadas obras de reforma do Restaurante Popular

A Caixa Econômica Federal (CEF) autorizou à CND Construtora o início das obras licitadas de reforma do Restaurante Popular de Itabuna, um projeto a ser executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através do edital MDS/SESAN 03/2011, com uma contrapartida da Prefeitura Municipal.  O projeto tem um custo previsto de R$ 365 mil e estará concluído num prazo de 120 dias.

Segundo Antônio Marcelino Oliveira, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Itabuna está entre os 12 municípios brasileiros habilitados através do edital para as obras de reforma do Restaurante Popular, que contemplam investimentos na revisão da rede elétrica e hidráulica, melhorias da cobertura, do piso, pintura do edifício, além de revisão e troca dos equipamentos de cozinha e câmara fria.

Ele explica que o projeto sofreu um atraso para o seu início em função das exigências estabelecidas pelo edital, que tem critérios muito rígidos para a sua habilitação, avaliação e aprovação da proposta técnica. A proposta contempla unidades para cidades com mais de 100 mil habitantes e atendimento mínimo de mil refeições diárias. 

Oliveira destaca que a partir da seleção e classificação as propostas são encaminhadas à CEF, que atua como agente operador, seguindo as instruções normativas do Manual de Instruções, Diretrizes e Procedimentos para Contratação e Execução de Programas e Ações da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Modernização

O programa tem o objetivo de apoiar a modernização de Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos em funcionamento há pelo menos 12 meses nos estados e municípios, por meio do financiamento da elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, execução de obras e instalações, aquisição de equipamentos: materiais permanentes e veículos, e materiais de consumo novos, ampliando a quantidade ou substituindo os existentes, quando estes se encontrarem em estado de conservação precário, com vistas à qualificação e diversificação dos serviços atualmente desenvolvidos, assim como para a ampliação do atendimento aos públicos prioritários.

A ação tem como objetivo implantar e qualificar equipamentos e serviços públicos de apoio a produção, abastecimento e consumo de alimentos com o objetivo de promover a alimentação adequada e saudável, fomentando e promovendo o fortalecimento de sistemas agroalimentares locais de base agroecológica e solidária. Os Equipamentos Públicos devem contribuir com a integração e articulação dos diversos setores envolvidos na produção, abastecimento, distribuição e consumo de alimentos.



Decreto antecipa as comemorações
do Dia dos Comerciários

Atendendo a um acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista  (Sindicom) e o Sindicato dos Comerciários de Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo antecipou, através do decreto 9.954, as comemorações do Dia do Comerciário, que é um feriado municipal, para o dia 15 de outubro, na próxima segunda-feira.

        Na justificativa, o prefeito considera que, como a data comemorativa oficial seria festejada em 30 de outubro, uma terça-feira, poderia resultar numa queda significativa das atividades comerciais, com prejuízo para o setor empresarial e implicações na própria economia do município.

        O mesmo decreto considera ainda, que o feriado de 30 de outubro, foi instituído pela Lei Municipal 1.794, de 30 de agosto de 1999, objetiva prestar uma justa homenagem à categoria dos comerciários de Itabuna, cabendo ao poder público possibilitar os meios para que essa categoria de  trabalhadores participem das festividades alusivas à data comemorativa.

        O decreto é subscrito pelos secretários municipais de Administração, Maurício Athayde; de governo, Carlos Burgos e de Indústria, Comercio e Turismo, Carlos Leahy.

 

Feriado prolongado adia
rodada do Interbairros
 
Em função do feriado prolongado no período de 12 a 15 de outubro, com a antecipação das comemorações do Dia dos Comerciários, e  atendendo aos pedidos de vários dirigentes das seleções que participam da segunda fase do Campeonato Interbairros, a coordenação da competição adiou a realização da rodada prevista do dia 14 para 21, o que não comprometerá o calendário do evento. 

Segundo o coordenador do Interbairros, Paulo Roberto Rezende, para o dia 21 estão programados os jogos entre Vila Anália X Carlos Silva, Parque Santa Clara X Sarinha, Novo Fonseca X Pedro Jerônimo, Zizo X Daniel Gomes, Fátima X São Pedro, Conceição X São Roque, Alto Boa Vista X São Lourenço e Lomanto X Novo Horizonte.

Por Kleber Torres - Fotos:                    
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...