terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ex-vereadores fracassam na volta à Câmara de Itabuna


Os eleitores disseram para pelo menos oito ex-vereadores que sua carreira política está encerrada, porque não corresponderam à expectativa quando estiveram, em diferentes períodos, na Câmara Municipal.
O ex-vereador que recebeu a pior votação foi Adeladio Pereira, o Pezão (PSDB, na foto), que contou com apenas 3 eleitores. Ele já sabia que ia fracassar nas urnas e anunciou a desistência na semana da eleição. O médico Eliezer Barreto (PMDB) foi outro que os itabunenses não quiseram.
Eleito uma vez pelo PT, Eliezer foi um vereador sem nenhum projeto relevante para a comunidade aprovado. Antes da última tentativa, Barreto tentou voltar outras vezes e essa foi a pior votação. Na lista dos candidatos “pobres” de Itabuna, ele obteve apenas 179 votos.
O primeiro eleito pelo PT em Itabuna é outro que não conta mais com a simpatia dos eleitores do município. José Carlos Veridiano (Badega) só conseguiu 339 votos. Adilson José (PSL) também está na lista dos rejeitados pelos eleitores. José obteve 692 votos.
Outro fracassado
O corretor de móveis Paulo Luna está entre os ex-vereadores que veem acumulado uma derrota após a outra. Ele conseguiu 618 votos nestas eleições, mas está entre os candidatos que tiveram o registro da candidatura indeferido com recurso pela Justiça Eleitoral.
Isso significa que, mesmo eleito, iria depender do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sargento Raimundo (PTC) teve um desempenho ainda pior nas eleições. Advogado e ocupante de cargo de confiança na Prefeitura de Itabuna, Raimundo já foi vereador e fez mais uma tentativa. Não obteve mais do que 548 votos neste ano.
Quem teve uma votação surpreendente negativamente foi o ex-presidente da Câmara de Itabuna, Emanoel Acilino (PT). Vereador por dois mandatos – de 2001 a 2008 – Acilino ficou conhecido como um vereador fiscalizador, principalmente na administração de Fernando Gomes.
O petista também é lembrado por ter organizado as finanças da Câmara de Vereadores e ter devolvido mais de R$ 1 milhão para o ex-prefeito Geraldo Simões construir uma creche, que nunca saiu do papel. Acilino obteve 898 votos nas eleições deste ano.
Mais uma queda
O ex-vereador e presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier, é outro que mais uma vez não conseguiu a quantidade de votos suficientes para se eleger. De família de desportistas e políticos, Ricardo conseguiu 1.053 votos.
O fracasso nas urnas pode estar relacionado ao insucesso do Itabuna no Campeonato Baiano da 1ª Divisão. “Ele não teve competência para manter o Itabuna na primeira divisão, vai ter para elaborar projetos para melhorar vida do nosso povo?” questiona o estudante Patrick Lemos de Souza.
Ricardo Xavier foi o segundo mais votado no PMDB, atrás de Antônio Cavalcante (veja matéria sobre os eleitos nesta edição). O empresário Del Gally (PT do B), foi outro ex-vereador que fracassou na tentativa de voltar para a Câmara. Ele ficou com 1.157 votos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...