quarta-feira, 12 de setembro de 2012

STF decide se fará sessão extra para acelerar julgamento do mensalão


O Superior Tribunal Federal (STF) deve decidir nesta quarta-feira (12) se faz sessões extras para acelerar o julgamento do processo do mensalão, que já dura sete semanas. Ainda pela manhã, os ministros do tribunal se reúnem para julgar outros processos que ficaram parados por conta da ação, que nas últimas semanas ocupa as tardes de segunda, quarta e quinta do plenário.
O plenário do Supremo na última segunda (10), durante a vigésima sessão de julgamento do mensalão (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)O plenário do Supremo na última segunda (10), durante a vigésima sessão de julgamento do mensalão (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
Nessa sessão da manhã, segundo o presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, os ministros vão discutir informalmente se realizam uma sessão a mais por semana para acelerar o julgamento do mensalão, que começou no dia 2 de agosto. Até agora, só foram julgados dois dos sete itens da denúncia da Procuradoria Geral da República.
Britto afirmou na terça que, se a maioria dos ministros concordar, a sessão extra deve ser realizada nas manhãs de quarta até a conclusão do julgamento. Na última segunda (10), após decidir pela condenação de nove réus e absolvição de um por lavagem de dinheiro, o relator do processo, Joaquim Barbosa, propôs uma sessão a mais por semana para julgar o processo.
A sessão da manhã desta quarta abordará processos como o julgamento de uma ação penal contra o deputado federal Wladimir Costa (PMDB-PA) e um processo que questiona a competência da Justiça do Trabalho para analisar processos referentes à previdência privada. A ação foi protocolada ela Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e tem repercussão geral, ou seja, a solução definida pelo STF valerá para os processos semelhantes que correm na corte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...