sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mulheres com Jabes Ribeiro

Comitê Feminino promove palestra sobre mobilização das mulheres na sociedade em apoio a Jabes

                O candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes (PP) e o vice Cacá (PMDB), acompanhados das esposas Adryana e Dean, participaram de encontro promovido pelo Comitê Feminino da Coligação Por Amor a Ilhéus, na noite de quarta-feira, 5,  com a presença especial da secretária geral da mulher progressista na Bahia, professora Ruth Vieira, que discorreu uma palestra sobre a importância da mobilização feminina na sociedade.

Ruth Vieira apresentou um levantamento histórico-social da mulher no Brasil, mostrando as principais mobilizações de enfrentamento na sociedade, e sua ascensão no âmbito social, econômico e político. Falou ainda sobre as bandeiras de luta delas em Ilhéus, como a equidade e apoio profissional, valorização do trabalho doméstico, programas voltados à saúde e assistência à mulher violentada. “Sabemos que as questões de gênero, sexualidade e etnia referentes às condições de trabalho igualitário, ainda requerem uma grande luta. Nós não vivenciamos uma sociedade harmônica entre homens e mulheres, nem entre mulheres de diferentes etnias”.

A palestrante enfatizou a necessidade da mulher participar ativamente da vida pública, e para isso, lembrou que é primordial que ela conheça seus direitos, esteja envolvida na elaboração de políticas públicas de proteção ao indivíduo e à família, assim como nas ações sociais. “É importante que a mulher consiga fazer essa leitura, para que tenha condições de participação e contribua com o desenvolvimento do município”, ressaltou. 

Ruth expressou seu contentamento com a criação do comitê feminino, e motivou toda a militância a se manter unida no trabalho de reconstrução de Ilhéus, pois, ela acredita que essa tarefa não deve ser apenas do poder público, mas de cada representante da sociedade.  “Hoje nós somos privilegiados, pois representamos uma coletividade. Todos que estão aqui acreditam na grande mobilização dos 16 partidos unidos Por Amor a Ilhéus. Podemos ter informação, tecnologia, mas se não tivermos amor não construiremos essa mudança”, garante. 

A professora falou ainda sobre o prestígio político de Jabes. “O PP mulher, tanto a nível estadual como federal, tem um carinho e um respeito enorme por esse político, esse homem que tem sensibilidade para compreender o feminino, detém muita credibilidade e amor e terá uma grande caminhada ao lado de Cacá”, destaca.

Jabes afirmou que os preconceitos associados a determinados gêneros e etnias, como a mulher e o negro, são resultados do atraso causado historicamente pela sociedade, e nesse contexto, é necessário que o Estado interfira, com as compensações legais, para minimizar as diferenças. O próximo prefeito de Ilhéus citou também o exemplo de grandes lideranças femininas, como a presidente Dilma Rousseff e a presidente da Petrobras, Graça Foster, que conquistaram espaços antes ocupados por homens, porque evidenciaram competência e domínio de conhecimento imprescindível no desempenho da função.

 Agenda do final de semana:

 Sábado (08.09)

08 h – Corpo a Corpo em Banco Central.
15h30 – Grande caminhada no Teotônio Vilela, com início na Igreja Universal (ponto final).
18h30 – Reunião em Sambaituba. 

Domingo (09.09)
08 h – Visita a Inema.

Da  Assessoria da Coligação do candidato 

Carmelita visita a Ceplac

Firmar parcerias entre o município de Ilhéus e a Ceplac para garantir mais tecnologia, qualificação profissional, desenvolvimento e oportunidades para os pequenos agricultores. Esse foi o objetivo da visita da candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), à Superintendência Regional da Ceplac no Estado da Bahia. Durante o encontro com o superintendente regional, Juvenal Maynart, Professora Carmelita reconheceu o importante papel desenvolvido pela Ceplac no desenvolvimento da região, falou dos seus projetos para garantir mais oportunidade para o homem do campo e adiantou que buscará parcerias para que toda essa tecnologia desenvolvida pelo órgão seja levada para os pequenos agricultores, para que eles possam aumentar a produção, criar novas oportunidades de aproveitamento dos produtos e tenham muito mais renda.

Professora Carmelita explicou que tem andado muito pelo interior do município e vem observado que muitas vezes frutas estão se perdendo nas lavouras, quando poderiam estar sendo aproveitadas para a transformação em polpas, doces e alimentos desidratados. “Mas para isso é preciso que o pequeno produtor seja treinado, qualificado, preparado para a transformação desses produtos, aproveitando melhor mais frutas e agregando mais valor à sua produção. O segundo passo será a garantia do mercado para esses produtos. Por isso é que vamos criar oportunidades, firmar parcerias e garantir mais desenvolvimento e renda para os pequenos agricultores”, explicou Professora Carmelita. Juvenal Maynart também falou do papel da Ceplac como agente de desenvolvimento e garantiu que estará aberto para firmar parcerias com o município de Ilhéus visando a qualificação dos pequenos agricultores.

A candidata a prefeita de Ilhéus adiantou que uma de suas propostas, que consta inclusive no seu plano de governo, será a aproximação do campo com a cidade, garantindo aos moradores do interior uma melhor qualidade de vida e garantindo a eles o sustento através da sua produção. Além da qualificação profissional, Professora Carmelita garantiu que fará a melhoria e a manutenção constante das estradas vicinais para o escoamento da produção e assegurar o direito de ir e vir dos moradores da zona rural. “Tenham a certeza de que nós vamos tratar o homem do campo com mais dignidade, oferecendo educação de qualidade, postos de saúde funcionando com medicamentos, médicos, e enfermeiros, equipamentos de esporte e lazer para crianças, jovens e adultos”, complementou.

Professora Carmelita também visitou as instalações da Ceplac, onde conheceu os projetos que estão sendo desenvolvidos, as pesquisas e os estudos voltados para o controle de pragas e o aumento da produção. Em cada um dos setores visitados a candidata a prefeita era recebida com a alegria pelos funcionários, que não somente declararam o apoio à sua candidatura, como também demonstraram o interesse de ajudar na reconstrução da cidade. “Estivemos na Uesc, agora Ceplac e vamos buscar cada vez mais parcerias com órgãos, entidades e pessoas que querem uma cidade melhor, com mais oportunidades. Precisamos transformar a nossa cidade, recolocar Ilhéus nos trilhos do desenvolvimento e vamos trabalhar cada dia, cada momento, buscando ajuda, apoios e convênios para ver a nossa cidade melhor. Esse é um compromisso que assumo com os moradores da minha cidade”, finalizou Professora Carmelita.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ofensiva de Lula contra Lira é ‘tiro no pé’, diz segundo-vice da Câmara

Dep. Sóstenes Cavalcante (PL - RJ) (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados) Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) confirma preparação para i...