segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Marcos Valério continua acusando Lula de participar do Mensalão

O empresário Marcos Valério já teve o seu destino traçado no Mensalão.  Ele já foi condenado semana passada, por lavagem de dinheiro. Ele tem uma série de atenuantes que podem agravar a sua pena. Diante do desespero, o Marcos Valério já começou a dizer segredos, do sujo esquema de corrupção.

Diante da amargura, Marcos Valério vem repetindo sempre que pode que “Lula é o chefe”, e diz ainda que para proteger os poderosos, ele assumiu as responsabilidades por crimes que não praticou sozinho. Em troca do silêncio ele recebeu garantias de impunidade, depois, garantias de penas mais brandas.

O Ministério Público Federal sustenta a acusação de que o mensalão foi abastecido com 55 milhões de reais tomados por empréstimo por Marcos Valério junto aos bancos Rural e BMG, que se somaram a 74 milhões desviados pelo Visanet, fundo abastecido com dinheiro público e controlado pelo Banco do Brasil. Marcos Valério conta que o caixa real do mensalão era o triplo do valor descoberto pela polícia. 

De acordo com Marcos Valério, Lula teria se empenhado na coleta de dinheiro, cujos contribuintes tinham algum interesse no governo federal, tudo acontecia às escuras, sem registro formal, sem “rastros”. No esquema, as pessoas se reuniam com Lula, combinavam a contribuição e depois colocavam o dinheiro no cofre secreto do PT. Outro réu do esquema é Delúbio Soares, que era o tesoureiro responsável pela contabilidade desse dinheiro. Delúbio além de administrar, também escolhia os nomes dos políticos que deveriam receber os pagamentos determinados pela cúpula do PT. 

Todo o esquema, tinha o aval do ex- ministro da Casa Civil, o José Dirceu, acusado como o chefe da quadrilha do mensalão "Dirceu era o braço direito do Lula, um braço que comandava". Valério diz que, graças a sua proximidade com a cúpula petista no auge do esquema, em 2003 e 2004, teve acesso à contabilidade real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...