terça-feira, 4 de setembro de 2012

Juiz suspende cobrança judicial da dívida do cacau

O proprietário da Fazenda Luzerna, localizada no município de Itajuípe, sul da Bahia recebeu sentença Parcial Favorável impetrada pelo Juiz de Direito Frederico Augusto de Oliveira, no último dia 31 de Agosto, onde proíbe o Branco do Brasil de negativar o nome do produtor junto aos órgãos de proteção ao crédito, e ainda determina a retirada de qualquer negativação já levada a efeito, bem como de promover a cobrança judicial ou extrajudicial da dívida.

A dívida do produtor que atingiu o montante de R$ 474.876,52 foi constituída em virtude da grave crise econômica que afetou a região cacaueira no final dos anos oitenta, fruto da disseminação da praga conhecida como vassoura de bruxa, onde foi criado o Plano de Recuperação, que consistia, na criação pelo Banco do Brasil de linha de crédito exclusiva para financiamento da recuperação da lavoura cacaueira.

Os recursos eram repassados pelo banco mediante a celebração de cédulas rurais e hipotecárias que tinham como garantias o penhor da produção e a hipoteca das propriedades rurais onde seria desenvolvido o plano, bem como a obrigação de acatar a orientação técnica da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

O produtor André Vianna em entrevista ao Portal Mercado do Cacau informou que o banco ainda pode recorrer, "mas sem dúvida, esta é uma vitória da cacauicultura regional", comemorou. Fonte: Mercado do Cacau

Nancy Macedo
TV Mercado

Expressaounica
Esses prejuizos atingiram a todos os cacaicultores do sul da Bahia. O assunto chegou a ser investigado pela Policia Federal. Chegou-se à conclusão de que a praga chegou à região, após várias denuncias, inclusive, nomes sendo apontados! Mais logo,logo, as investigações foram suspensas sem uma informação convincente aos produtores de cacau, que tiverm de desempregar seus trabalhadores, o que provocou um exodo rural de 250 mil empregados rurais, que, sem ter para onde irem, procuraram as grandes cidades para suas sobrevivenias, aumentou à miséria, principalmente, nas cidades de Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro.

Achamos, que as investigações foram suspensas,  porque, caso fossem descobertas, seus verdadeiros autores da importação da vassoura de bruxa de Rodonia  para o Sul da Bahia, o que teve inicio  pelos municípios  de Uruçuca e Camacan, o Goerno Federal, teria que assumir os prejuizos, incaculáveis, pois, segundo se informa, seus autores prestam serviço à União.     
O real, é que, a região vive há 27 anos, uma grande miséria, e Governo nenhum toma providencia.  Esta região em seu tempo de fartura da lavoura cacaueira, contribuiu, até, para a fundação de Brasilia e o desenvolvimento de Salvador,  hoje esquecida, e seus produtores cheios de dívidas e nomes inscritos no Serasa estão sem ter para quem apelar.  É um grande desrespeito para com toda a população do Sul da Bahia, que só vê obras dos governos  na midia televisiva!.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...