quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Assembleia Legislativa outorga Comenda 2 de Julho ao juiz federal João Paulo Piropo de Abreu


Em uma concorrida Sessão Especial a Assembleia Legislativa da Bahia outorgou na manhã desta quinta-feira, 20, a Comenda Dois de Julho ao juiz federal baiano João Paulo Piropo de Abreu. A homenagem, que é prestada a cidadãos baianos que prestam serviços relevantes ao Estado da Bahia, foi proposta pelo deputado Augusto Castro (PSDB). A homenagem contou com a participação de pelo menos sete juízes federais e dezenas de servidores da Justiça Federal, além de dirigentes de outras instituições jurídicas e políticos. 
 
Depois de agradecer a Assembleia Legislativa e ao deputado Augusto Castro pela honraria concedida, o juiz federal Piropo disse: “ tenham a plena convicção de que hoje é um dos dias mais especiais da minha vida, e que continuarei trabalhando arduamente para merecê-la”. Assim como o proponente, Augusto Castro, o juiz federal compartilhou a homenagem com a própria Justiça Federal. “ Tenho a plena convicção que poderia estar aqui qualquer um de meus colegas, pois eu conheço o comprometimento e a eficiência desse árduo trabalho desempenhado por vocês, que é justamente garantir a efetivação da justiça, mas a justiça com letras maiúsculas, para toda a sociedade”, afirmou Piropo.

O deputado Augusto Castro declarou que a sua proposta foi de homenagear também a Justiça Federal, que completa 45 anos da recriação da Justiça Federal de 1ª Instância. Aproveitando a presença do deputado federal Félix Mendonça Junior na Sessão Especial, Castro sugeriu que o mesmo colaborasse para trazer o Tribunal de Justiça Federal para a Bahia. Atualmente a Bahia integra a 1ª Região da Justiça Federal, junto com o Acre, Amazona, Roraima, Amapá, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Uma boa notícia foi anunciada pelo diretor do Foro da Seção da Bahia, juiz federal Ávio Novaes: a Subseção de Itabuna ganhará mais uma Vara, podendo tornar-se mais célere. Em relação ao juiz João Paulo Piropo, Novaes disse que ele é um dos membros da Justiça Federal que são exemplos de independência, coragem e bravura, tendo ainda como principal característica a afabilidade. 
 
João Paulo Piropo de Abreu é soteropolitano e formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Já advogou para a União, foi promotor de Justiça em Sergipe e juiz federal substituto, a exemplo da Subseção Judiciária de Itabuna, onde atuou por três anos. Atualmente está na titularidade plena da 2ª Vara da Seção Judiciária da Bahia. Também é coordenador adjunto do Núcleo de Conciliação da Seção Judiciária da Bahia e professor de Direito nas faculdades Unime, Unyahna e Unijorge.

A Mesa da Sessão Especial, além dos deputados Carlos Ubaldino e Álvaro Gomes, que se revezaram na presidência, contou com a presença do diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, juiz federal Ávio Mozart José Ferraz de Novaes; do procurador-chefe da Procuradoria da República na Bahia, Wilson Rocha de Almeida Neto; do vice-presidente do TRE da Bahia, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra; do delegado regional executivo da Polícia Federal na Bahia, Carlos Daniel Veras Silver; do superintendente regional e do gerente jurídico da Caixa Econômica Federal, Luiz Antonio de Souza e Paulo Ritt; do diretor executivo da Rede Record – Bahia, Carlos Roberto Alves; do deputado federal Félix Mendonça Junior; do presidente do Instituto dos Advogados da Bahia, Antonio Calmon; e do defensor público federal Fábio Calmon de Amorim, que representou a Chefia da DPU-BA.


Por - Vanda Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...