terça-feira, 4 de setembro de 2012

ANÁLISE-ACM Neto lidera em Salvador

ACM Neto lidera em Salvador sem as armas do seu avô


Por Jeferson Ribeiro e Maria Carolina MarcelloBRASÍLIA, 3 Set (Reuters)

O deputado ACM Neto (DEM) não tem como se desvincular da herança política do seu avô Antônio Carlos Magalhães, e nem quer, mas ela não é o principal combustível para sua liderança nas pesquisas eleitorais na disputa pela prefeitura de Salvador.

Analistas e políticos ouvidos pela Reuters veem o desgaste da gestão municipal, comandada por João Henrique Carneiro (PP), e as recentes greves dos policiais militares e dos professores como os principais fatores de insatisfação dos eleitores, que identificam em ACM Neto o candidato de oposição e mudança.
A greve de pouco mais de dez dias dos policiais da Bahia, que provocou um forte aumento nos índices de homicídios no Estado, e a paralisação dos professores por mais de cem dias, alimentaram a insatisfação da população contra o governo estadual, comandado pelo petista Jaques Wagner.

"Essa candidatura se dá no momento em que grupo carlista não existe mais. Não nos municípios. O que ele está fazendo é pegando a memória e a história (do avô) e tonificando", argumentou o cientista político da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Fábio Dantas Neto, autor do livro "Tradição, autocracia e carisma: a política de Antônio Carlos Magalhães".

Para Flávio Britto, especialista em direito eleitoral pela escola Judiciária do TSE/Universidade de Brasília (UnB), "todo esse contexto negativo do governo levou à situação de um candidato da oposição crescer".
O levantamento mais recente do Ibope, feito entre os dias 21 e 23 de agosto, aponta ACM Neto com 40 por cento das intenções de voto, Nelson Pelegrino (PT) com 16 por cento e Mário Kertész (PMDB) com 8 por cento das intenções de voto.

HERANÇA
Falecido em 2007, ACM teve uma carreira política tão notória que deu origem ao verbete "carlismo". ACM e seu grupo político comandaram o Estado por décadas e a influência do senador baiano na cena nacional também foi ampla, o que lhe garantiu a manutenção de um exército de aliados no Congresso e no Executivo por longos anos.   Continuação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...