quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SustentaCidade envolve parceria institucional com a comunidade



        A Prefeitura de Itabuna apoia, institucionalmente, em conjunto com a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), o Projeto Socioambiental SustentaCidade, coordenado pelas educadoras  Heloísa Franco Pinheiro e Luciene Nascimento, com o objetivo de  humanizar a cidade e o seu entorno, através da difusão de informação, promoção da acessibilidade e do bem- estar social.

As ações educativas têm, segundo Heloísa Pinheiro, a água como eixo sustentável e com ações divulgadas pela RedeCidade, integrada pelas  secretarias do governo municipal, em parceria com o setor privado e terceiro setor, associações, bem como pelos cidadãos e suas famílias.

A rede envolve ainda comissões socioambientais e científicas, incorporando propostas da Uesc, FTC e Unime, além dos conselhos municipais e estaduais, comitês de bacias e divisões territoriais municipais e estaduais, institutos e organizações socioeducativas e de fomento bem como as plataformas dos governos federal, estadual e municipal, contribuindo para construção do bem-estar coletivo numa  cidade limpa e mais humana.     

        O projeto, segundo ela, envolve produtos, serviços e a tecnologia disponível nas áreas de agricultura, meio ambiente, coleta e destinação do lixo, abastecimento de água, sistemas de esgoto, prevenção e serviços de  saúde, além de questões como  mobilidade urbana, habitação e energia fatores ligados à sustentabilidade.

        Para Luciene Nascimento o trabalho pressupõe a difusão de informações socioambientais através da mídia local, além de visitas de estudantes e lideranças da comunidade às  estações  de captação e  tratamento de água da Emasa ou ainda a realização de palestras, debates, seminários, feiras e exposições. Uma outra vertente é o da educação socioambiental itinerante, promoção de campanhas socioambientais e da adequação do uso das novas tecnologias.

A ideia é valorizar a cultura da população, estimulando inovação e o empreendimento de cada cidadão, através da participação popular e de parceria entre governo e iniciativa privada. Como resultado a médio e longo prazo há a expectativa de redução do consumo de água e de energia, além da redução das desigualdades sociais, melhorando ao mesmo tempo a conservação da natureza urbana e da rural, com preservação do bioma da Mata Atlântica, dos rios e florestas fatores para o crescimento econômico justo e harmônico.


Por - Kleber Torres – Fotos:  22/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...