quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sustenta Cidade investe em rede de educação ambiental

O Projeto Sustenta Cidade, coordenado pela educadora social Heloísa Pinheiro, numa parceria com a Prefeitura de Itabuna e  Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), propõe a formação da Rede Itabuna, integrando ações de educação ambiental e social tendo como um dos eixos a preservação dos recursos naturais como instrumento de sustentabilidade e valorização da vida. 

Heloísa explica que as ações devem envolver todos os segmentos da comunidade, desde órgãos públicos a escolas, além das instituições sociais a organizações do terceiros setor, num projeto que tem como público-alvo principal as crianças, consideradas excelentes multiplicadores de ideias inovadoras e mais sensíveis para proteger o meio ambiente, influenciando familiares, vizinhos, professores e as comunidades em que vivem e atuam, inclusive no apoio ao combate à dengue.  

A coordenadora salienta que o projeto prevê a utilização das ferramentas e ações já disponíveis na sociedade e identificadas em um diagnóstico preliminar. “Não estamos propondo nada de novo, somente potencializar o que já existe nos órgãos públicos municipal, estadual e federal, igrejas, associações de moradores, enfim, o que está disponível na realidade da cidade, que poderemos tornar mais humana e mais justa”. 

        O Sustenta Cidade tem como focos a educação ambiental e, embora apóie ações de recuperação das matas ciliares, de limpeza das margens do Cachoeira e a reciclagem das baronesas para a produção de adubo orgânico, não interfere na proposta de sua despoluição, que é objeto de políticas de governo através do  Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico do Município em fase de elaboração.

O plano compreende investimentos em abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo, tratamento e destinação dos resíduos sólidos.

Por:Kleber Torres  Fotos:  15/08/12



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...