sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SUS distribuirá novo medicamento no combate ao câncer de mama


O medicamento Trastuzumabe, uma das principais armas no combate ao câncer de mama, foi incluído pelo Ministério da Saúde, na lista dos remédios distribuídos gratuitamente pelo SUS.

Herceptim (Foto: Divulgação)O câncer de mama, é o câncer mais frequente entre as mulheres. Estima-se que entre 20% e 25% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama são indicadas a receber essa medicação, cujo alvo é a mutação genética que leva ao HER-2 positivo, um dos tipos mais agressivos de tumor.

O Trastuzumabe, fabricado pela Roche, é considerado uma das drogas mais avançadas na terapia contra o câncer de mama. Ele tem a capacidade de atingir exclusivamente as células doentes, preservando as sadias.

A droga será oferecida no SUS por decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia (Conitec), criada dentro do ministério por força de lei. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a comissão analisou o custo-efetividade da droga por mais de um ano, colocou o assunto em consultas públicas e não levou em consideração a pressão das demandas judiciais.

A droga é administrada na veia e é de uso hospitalar. Por ser um medicamento de alto custo - cada frasco custa, em média, R$ 7 mil -, ela estava restrita a mulheres que conseguiam o direito de recebê-la do governo por meio de ações judiciais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Deputado quer CPI para apurar fraude dos respiradores fantasmas

Dep. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP) (Foto: Agência Câmara) Objetivo é apurar possível fraude nos recursos destinados à compra de respiradores Do -...