segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Obras da 1ª etapa do Projeto Orla Sul seguem em ritmo acelerado


Seguem em ritmo acelerado as obras da primeira etapa do Projeto Orla Sul, que vai do marco zero da rodovia Ilhéus/Canavieiras até o trevo que dá acesso ao bairro Ceplus. Além da conclusão da drenagem pluvial e da colocação dos meios-fios, a obra finalizou o trabalho de sub-base do terreno, que, na sequência, receberá uma camada de brita graduada e, por fim, a pavimentação asfáltica. A intervenção foi viabilizada através do Programa Brasil Turismo, do Ministério do Turismo, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Prefeitura Municipal de Ilhéus. 

De acordo com informações dos engenheiros da empresa MAF Projetos e Obras, já foi iniciada a construção dos passeios e segue em ritmo acelerado a construção das galerias de drenagem de águas pluviais, feitas em concreto armado. Outro avanço das obras do Projeto Orla Sul, trabalho que está urbanizando um importante trecho da BA-001 com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança para      moradores, turistas e comerciantes, é o início da pavimentação da futura ciclovia.

O primeiro trecho do Projeto Orla Sul, que consumirá recursos da ordem de R$ 4 milhões, terá duas pistas de rolamento. O local terá ainda ciclovia, equipamentos que garantirão a acessibilidade e um moderno sistema de iluminação. A Orla Sul, que vai receber ainda uma completa sinalização vertical e horizontal, será totalmente urbanizada, inclusive com a colocação de jardins e canteiros. 

Já na parte de infraestrutura básica, foram utilizados, até agora, três mil metros cúbicos de aterro, para garantir o nivelamento da rua. Os serviços de reurbanização da Orla Sul incluem ainda toda a drenagem pluvial. Na rua Santa Felicidade, por exemplo, já foram construídos 182 metros de galerias, medindo 1,10m x 0,70m. Essas galerias, que terão a função de escoar as águas pluviais dos dois lados da pista, colocarão fim definitivo aos constantes alagamentos verificados em vários trechos durante os períodos de chuva. Reivindicados há muitos anos pelos moradores do bairro São Francisco e adjacências, os serviços vai diminuir consideravelmente os antigos transtornos e deixar o local muito mais bonito.

Nova entrada - O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, afirma que a conclusão da primeira etapa do Projeto Orla Sul é um dos compromissos de sua gestão, “realidade que garantirá a moradores e visitantes um dos espaços mais bonitos e modernos da cidade”, comenta. Para o chefe do Executivo ilheense, além de melhorar o acesso, o Projeto Orla Sul tem a proposta de deixar a cidade mais agradável, garantindo, também, a segurança dos ciclistas e a instalação de equipamentos importantes voltados para acessibilidade. “Essa será a nova entrada para as praias do sul que os turistas irão conhecer no próximo verão. Uma via moderna, bonita, confortável        e, acima de tudo, de visual inigualável”, comemora o prefeito Newton Lima. 

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...