segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ministra Rosa Weber inicia leitura de voto do mensalão

A ministra Rosa Maria Weber no STF, durante julgamento do mensalão

 Leitura da ministra contraria a previsão de que relator e revisor usariam o início da sessão

O ministro relator, Joaquim Barbosa, havia anunciado na sessão de quinta-feira que faria observações ao voto do revisor, Ricardo Lewandowski, sobre os supostos desvios de recursos em contratos entre a Câmara dos Deputados e Banco do Brasil e as agências de publicidade de Marcos Valério.
O publicitário é apontado na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) como principal operador do suposto esquema.

Lewandowski votou pela condenação de Valério e dois ex-sócios e do ex-diretor de Marketing do BB Henrique Pizzolato por irregularidades em contratos com o banco, mas votou pela absolvição do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) por supostos desvios em contratos de publicidade na Câmara quando o petista presidia a Casa, indo em direção oposta ao voto de Barbosa, que se manifestou pela condenação de todos.

Rosa Weber é a primeira dos nove ministros que ainda vão votar. A votação seguirá por ordem inversa de antiguidade. O presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, é o último.

O julgamento segue no STF sem uma definição da participação do ministro Cezar Peluso, que se aposentará compulsoriamente no dia 3 de setembro, ao completar 70 anos. A sessão de quinta-feira será a última do ministro, e a leitura do voto referente à primeira questão dependerá do tempo que os demais ministros levarão na leitura de seus votos.

O chamado mensalão foi um suposto esquema de desvio de recursos e compra de apoio parlamentar ao governo e veio à tona em 2005, durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 Da  EXAME.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...