quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ITABUNA RECEBE AÇÃO CONTRA AVC

 
Crianças com anemia falciforme poderão fazer novamente o exame de prevenção

A campanha “DTC contra AVC” retorna a Itabuna este ano para realizar exames Doppler Transcraniano (DTC) em crianças que têm anemia falciforme com o intuito de prevenir o acidente vascular cerebral (AVC). O procedimento será realizado no Centro de Referência da Doença Falciforme de Itabuna (Cerdofi) nesta sexta-feira, 10 de agosto.

Promovida pelo Instituto Espaço de Vida, a ação acontece em parceria com o Cerdofi e a ATAFASUL (Associação dos familiares, amigos e pessoas com doença falciforme e talassemia do Sul e extremo Sul da Bahia). “É importante lembrar que todas as crianças portadoras da Anemia Falciforme precisam realizar, pelo menos uma vez, o exame de DTC. Unimos os especialistas novamente para realizarem os exames nas crianças de Itabuna”, diz Christine Battistine, fundadora do Espaço de Vida.

Dr. Camilo Vieira, médico pediatra e neurologista do Hospital das Clínicas de Salvador e da equipe do Espaço de Vida, explica que a anemia falciforme é uma grave doença sanguínea. “As hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas pelo corpo na forma de uma foice, provocando anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central”, esclarece. “Além disso, as crianças que possuem este tipo de anemia têm maior probabilidade de ter um AVC, por isso a prevenção é indispensável”, alerta.

Para prevenir um AVC é necessário realizar o DTC, um exame cerebrovascular rápido, seguro e não-invasivo, que identifica os riscos. Para esta edição de Itabuna, o agendamento para o atendimento das crianças já está sendo feito no Cerdofi, que também atenderá a população de Ilhéus.

A coordenadora de enfermagem do Centro de Referência, Michelle Menezes, revela que Itabuna e os municípios circunvizinhos, possuem 698 pacientes cadastrados e em acompanhamento na unidade. “Apenas em Itabuna são aproximadamente 325 pacientes com anemia falciforme”, diz a coordenadora. Na edição de 2011, o “DTC contra AVC” atendeu cerca 1.500 crianças.

De acordo com o Coordenador Geral da FENAFAL (Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes), Altair Lira, são 600 mil novos casos da doença todos os anos. “Um dia como este, se torna importante pela tentativa de impactar a sociedade para conhecer e lutar por políticas públicas para atender as pessoas com a doença falciforme no Brasil e no mundo”, fala Lira.

Além do DTC realizado gratuitamente, a ação ainda conta com a distribuição de materiais educativos, tirando dúvidas sobre a doença e tratamento.
  
SERVIÇO
Data: 10 de agosto de 2012
Horário: Das 8h às 18h
Local: Centro de Referência da Doença Falciforme em Itabuna (Cerdofi)
Endereço: Rua Miguel Calmon,95 - Bairro Osvaldo Cruz
Fone: (73) 3214.8218

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...