segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Itabuna investe em propostas para reestruturação do Comsea


Telmara
        A reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi iniciada com a eleição, na Casa dos Conselhos, no bairro Pontalzinho, da nova diretoria, que tem como presidente a nutricionista Telmara Benevides, da Rede Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, indicada pelo Núcleo Cuidar, e do vice-presidente Carlos Alberto Garotinho, do MLT. Ao governo municipal caberá a indicação do secretário executivo e o apoio institucional à sua transformação no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável  - Comsea.

        Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, o conselho terá atuação decisiva no acompanhamento das ações realizadas pelo Restaurante Popular, Programa de Aquisição de Alimentos – que mobiliza 400 produtores e 38 entidades assistenciais- e ainda o Banco de Alimentos, abrindo perspectivas para a implantação da Cozinha Comunitária e de outros projetos através de uma parceria com o governo federal.

Telmara Benevides explica que o conselho tem a participação de 12 representantes do governo municipal e outros 24 da sociedade civil organizada e a próxima reunião será realizada em 5 de setembro, quando será discutida a formação das comissões técnicas e elaboração do plano de ação 2012/2013. “O conselho terá como missão acompanhar o funcionamento do sistema de segurança alimentar e de outros projetos”, explica Telmara.

A nutricionista observa que o trabalho do Comsea era realizado anteriormente pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a sua atuação será direcionada para a elaboração do diagnóstico municipal de alimentação e nutrição, visando garantir à população o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, com base em práticas alimentares saudáveis, que respeitem a diversidade cultural e sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Outra meta, segundo Telmara Benevides, é o desenvolvimento de ações para que  a sociedade esteja mobilizada e concientizada para uma participação mais ativa nas temáticas de segurança alimentar e nutricional sustentável.


Comdus define formação
de comissões

        O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Comdus) volta a se reunir na próxima quinta-feira (9), na FTC, sob a presidência do engenheiro Marcos Alan Ribeiro Farias, que também é diretor da Divisão de Engenharia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Na agenda, a formação de comissões técnicas e operacionais.

Marcos Alan
O Comdus teve sua composição ampliada de 18 para 28 representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada e investe num projeto de fortalecimento institucional, com o objetivo de assegurar um acompanhamento mais eficiente das políticas públicas do município e da execução do Plano Diretor Urbano, com vistas ao desenvolvimento sustentável.

        Alan destaca que na reunião desta semana será discutida a implantação da consultoria jurídica, bem como a formação das diversas comissões técnicas que vão atuar nas áreas de segurança pública, saúde e assuntos empresariais, além urbanismo e educação ambiental, serviços urbanos, engenharia e arquitetura.

Entre as funções do conselho está o estabelecimento de normas, critérios e padrões visando ao controle e à manutenção da qualidade dos recursos ambientais, principalmente hídricos, e ao desenvolvimento do município, além de opinar e propor projetos de lei e decretos referentes à proteção e educação ambiental, bem como à qualidade de vida do cidadão itabunense.

       
Por: Kleber Torres  Fotos    03-08-2012


SEC inicia reordenamento

        Promover informações que assegurem a eficiência da matrícula para o ano letivo de 2013, dimensionando a demanda real por vagas e estabelecendo relação entre a capacidade física existente e a necessidade de investimentos para melhoria da infraestrutura educacional. Esses são alguns dos objetivos do Reordenamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, cujo processo será iniciado pela Secretaria da Educação (SEC) nos próximos dias 8 e 9 de agosto.

O Departamento de Pesquisas e Informações Gerenciais     da SEC está mobilizando gestores de creches e escolas municipais para a realização do diagnóstico inicial, que permitirá aos técnicos da Secretaria da Educação ter acesso à real situação das unidades de ensino, bem como planejar de maneira eficaz os investimentos para o ano letivo de 2013.

Segundo a diretora do Departamento de Pesquisas e Informações Gerenciais, Maria Aparecida Alves, o Reordenamento da Rede possibilita um estudo que orienta o planejamento de ações que venham permitir o equacionamento da oferta e demanda de ensino, buscando a otimização da capacidade física da rede pública do município. “A partir desse diagnóstico, poderemos agilizar a pendência de matrícula de acordo com os segmentos atendidos pelas unidades de ensino”, frisou.

Aparecida ressalta que na Rede Pública Municipal de Itabuna, com exceção do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), que oferece desde a creche até o Ciclo da Adolescência (CAD), todas as demais unidades de ensino trabalham com até três segmentos. Ao todo são 111 escolas municipais. A diretora diz ainda que todo esse trabalho visa, sobretudo, garantir ao aluno o direito ao acesso e permanência no ensino fundamental.

“Portanto, as informações coletadas deverão conter uma radigrafia da realidade da localização da unidade escolar, além de um conjunto de sugestões a serem validadas pelo secretário da Educação e que, consequentemente, servirão de base para o planejamento das ações futuras a serem implementadas pela SEC, a exemplo de licitações para compras de equipamentos”, argumentou Aparecida. O trabalho de reordenamento da Rede Municipal de Ensino será concluído nos dias 24 e 25 de outubro.
Por: Erivaldo Bomfim – Foto: Vinícius Borges – 06/08/2012    

www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...