sábado, 18 de agosto de 2012

Formando Constelações comemorou 10 anos


       Uma solenidade que ficará para sempre marcada na história do Programa Formando Comemorações. Assim foi às comemorações pelos 10 anos do Projeto Formando Constelações (PFC), realizada na última quinta-feira (17), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Itabuna. Organizado pela Secretaria Municipal da Educação (SEC), o evento reuniu educadores da rede pública e particular de ensino, além de pioneiros na iniciativa pela implantação do PFC.

         Considerado um dos mentores intelectuais do Programa, o bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, utilizando-se da passagem bíblica que relata o surgimento da estrela na gruta de Belém anunciando o nascimento de Jesus Cristo, fez uma analogia quanto à origem do Formando Constelações. O prelado disse que o PFC também surgiu anunciando um novo tempo de paz para as escolas e as famílias itabunenses.

        “O trabalho que vocês hoje desenvolvem não deve ser visto como algo que tem que mostrar resultados na atualidade, ou seja, de imediato. Ao contrário, o que vocês fazem agora é voltado para a eternidade, pois serão felizes e lembrados àqueles que semeiam a paz, a felicidade e o amor ao próximo, como verdadeiros valores humanos”, frisou o bispo. Ele também destacou o empenho do secretário da Educação, Gustavo Lisboa, dos pioneiros e das professoras que fazem parte da equipe técnico-pedagógica do PFC.

        Cultura de Paz

        Revelando seu encantamento e cresça na educação, o vice-prefeito de Itabuna, Antonio Vieira, parabenizou os educadores que escreveram e continuam escrevendo a história do Programa Formando Constelações, levando às escolas uma cultura de paz. “É necessário devolvermos às nossas crianças o direito de sonhar com um mundo melhor para todos, onde a violência não tenha espaço”. 

“Nesse sentido, acredito que o PFC é um caminho que pode ajudar a tornar real este sonho, que deve ser concretizado em todas as escolas de Itabuna e, consequentemente, nas escolas da Bahia e, quiçá, do Brasil”, disse o vice-prefeito. Também um dos pioneiros no apoio à implantação do Programa Formando Constelações, o pastor Hélio Lourenço, da Igreja Batista Teosópolis, destacou a importância da iniciativa como promotora da cultura de paz nas escolas.

“Como não acreditar e apoiar um Programa cujo objetivo é levar às nossas crianças e adolescentes a mensagem de amor, de solidariedade, de fraternidade, de esperança e de fé. Estes são os verdadeiros valores que transmitidos através do PFC”, argumentou o pastor. A solenidade também contou com a participação da secretária da Educação do município de Poções, Vera Lúcia Mascarenhas, que neste ano solicitou à SEC de Itabuna assessoria técnica para a implantação do PFC naquele município.

Representando o secretário municipal da Educação, a assessora de Gabinete da SEC, Maria de Lourdes Santana destacou os resultados alcançados em 10 anos de implantação do PFC, que hoje está em mais de 71 unidades escolares da rede pública e particular de ensino de Itabuna. “Além disso, o PFC que nasceu como um projeto, hoje ganhou asas e já está sendo implantado e despertando interesse de outros municípios”, elucidou a educadora. A festa dos 10 anos do PFC contou com apresentações artísticas e relatos de experiências bem-sucedidas nas escolas.                                        
Por: Erivaldo Bomfim – Foto: Pedro Augusto – 17/08/2012     


Técnicos discutem mobilidade urbana para Itabuna

Técnicos das secretarias de Planejamento e Tecnologia e de Desenvolvimento Urbano estarão promovendo uma série de reuniões no Centro Administrativo Firmino Alves, com o objetivo de discutir projetos de mobilidade urbana para Itabuna. 

Na cidade circula uma frota de mais de 50 mil veículos automotores, que hoje congestionam as principais vias de acesso ao seu perímetro central nos horários de maior movimentação, além do trânsito gerado pelas pessoas que chegam pelas BRs 101 e 415. 

A proposta, segundo o titular da Seplan, Fernando Vita, leva em conta os estudos do Plano Diretor Urbano, que foi inteiramente revisto, e questões como a carência de áreas de estacionamento na área central da cidade. 

Vita destaca que, além das intervenções nas avenidas Cinquentenário e Amélia Amado, onde está sendo concluído o projeto de reurbanização, a cidade precisa de novos investimentos no setor de mobilidade urbana, citando como exemplos os projetos da Secretaria de Desenvolvimento nos acessos do bairro São Roque para o semianel rodoviário e a interligação do bairro de Fátima ao loteamento Ruffo Cunha, que desafoga o trânsito na avenida Juraci Magalhães.

A ideia é discutir com a Sedur os projetos já elaborados ou em andamento, que incluem, além de uma nova ponte sobre o Rio Cachoeira, investimentos na ampliação da malha viária urbana.
Por:Kleber Torres
www.itabuna.ba.gov.br                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...