terça-feira, 14 de agosto de 2012

“Festival Amar Amado foi um sucesso”, afirma presidente da Fundação Cultural


“Ao concluirmos essa programação com o ensaio da peça ‘Capitães de Areia’, nos preparamos para abrir novas janelas em 2013 e 2014, quando teremos a oportunidade de comemorar, dentro deste festival, os centenários de Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi”. 
A declaração foi dada no último domingo (12) pelo presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, durante o ensaio aberto do espetáculo teatral “Capitães de Areia – Por Eles Mesmos”, evento que marcou o encerramento do Festival “Amar Amado”. 
Na oportunidade, Corso agradeceu o apoio incondicional do prefeito Newton Lima e a participação de todos os parceiros comerciais. A iniciativa, que promoveu shows, cursos, filmes, palestras, peças teatrais e ciclos literários, foi o ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado.
Após reafirmar o sucesso absoluto do Festival “Amar Amado”, Maurício Corso chama atenção para alguns destaques da promoção, como o incremento provocado nos bares, restaurantes, cabanas de praia e comércio em geral da cidade. “Além disso, também não podemos esquecer que os nove dias do festival proporcionaram excelentes níveis de ocupação em toda a rede hoteleira do município”, festeja o presidente da Fundaci. Outro ponto alto do evento foi a Feira Literária “Ler Amado”, realizada no centro de convenções Luis Eduardo Magalhães, com a participação da Editora Companhia das Letras, diversos artistas regionais, inúmeras escolas públicas e particulares, grandes autoridades sobre a obra amadiana, como Jorge Araújo e Florisvaldo Matos, e                a maior tradutora da obra de Jorge Amado na Rússia e na Europa, Elena Benakova.
O terceiro destaque feito por Maurício Corso é a programação de eventos artísticos, realizada em um grande palco montado ao lado da praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes. Lá, com a atração de milhares de ilheenses e turistas, desfilaram astros da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Margareth Menezes e Família Caymmi, integrada pelos irmãos Dori, Nana e Danilo Caymmi. O espaço, que contou ainda com um show inesquecível da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia, também foi enriquecido pela apresentação de diversos artistas da terra, incluindo atores, cantores e dançarinos. “Nessa seara, vale ressaltar, conseguimos fortalecer as políticas públicas da cidade voltadas para a cultura, através da seleção dos artistas locais, por meio de uma grande chamada pública”, diz, acrescentando que, mesmo os candidatos que não foram selecionados, tiveram a chance de participar do festival durante o espetáculo “Ilhéus, suba neste palco”, realizado no Teatro Municipal, no último dia 8.
Maurício Corso também destaca o sucesso do festival gastronômico, quando bares, restaurantes e cabanas de praia da cidade tiveram a oportunidade de preparar pratos, baseados na culinária presente na obra amadiana. Um quinto destaque feito pelo presidente da Fundaci diz respeito ao Feciba (Festival de Cinema Baiano) Itinerante “Amar Amado”, que promoveu no dia 5 de agosto, na Casa de Cultura, o lançamento nacional do filme “A Última Estação”. Durante a promoção, também foram          exibidos os filmes “Esses Moços”, “Jardim das Folhas Sagradas” e “Capitães de Areia”.

Reafirmação - “Mais do que qualquer coisa, é fundamental enfatizar que o Festival ‘Amar Amado’ simbolizou a reafirmação do município nos cenários nacional e internacional da cultura. Nas últimas semanas, como resultado da força do festival e da importância de Ilhéus, a cidade foi notícia nos principais programas de informação do Brasil, como Jornal Hoje, Jornal Nacional e Globo Repórter, além do UOL, maior provedor de acesso à Internet do país, e das revistas Veja, Época e Isto É. “A cidade de Ilhéus foi o palco principal das comemorações”, disse João Jorge Amado, filho do escritor baiano, que, ao lado de seus filhos João Jorge e Maria João, também participou das homenagens. “A beleza deste festival vai ficar gravada nos corações e nas mentes de todos que aqui estiveram”, comentou o cantor Caetano Veloso, que se apresentou no dia 10 de agosto.
Para o comerciante Joacy Barroso, que reside no bairro de Brotas, em Salvador, “o Festival ‘Amar Amado’ foi uma das melhores coisas que vi nos últimos anos na área da cultura da Bahia”. Já o carioca Renato Silveira, bancário que visita parentes em Ilhéus regularmente, se mostrou surpreso com a qualidade e a organização do festival. “Além de ver todos os shows realizados na praça, visitei algumas exposições e a maioria dos eventos promovidos pela Feira Literária. Só espero que tudo isso tenha continuidade”.
O Festival “Amar Amado”, que foi do dia 4 ao dia 12 de agosto, contou com a produção executiva da Maná Produções, curadoria da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), apoio da Prefeitura Municipal e Bahia Mineração (Bamin), patrocínio do Desenbahia, Banco do Nordeste, Sky e Embasa, e realização do Governo do Estado, através das secretarias da Cultura, do Turismo e de Desenvolvimento Urbano, e do Governo Federal,                  por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura).
Jorge Amado - O escritor Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância e parte da adolescência em Ilhéus. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na rua Alagoinhas, no Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.

Da assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...