quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ex-reitora da Uesc, Renê Albagli fala na FMT sobre oportunidades e desafios do ensino superior na região


Abrindo uma série de debates sobre a educação superior no sul da Bahia, a ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Renê Albagli Nogueira, foi a palestrante escolhida por estudantes e professores da Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, para falar sobre oportunidades e desafios na região. 

O evento, ocorrido na quarta-feira (22), no auditório principal da FMT, também contou com a presença da atual reitora da Uesc, Adélia Pinheiro. “Esta é uma oportunidade sensacional. Estamos reunindo a ex e a atual reitora de uma das universidades mais importantes do Brasil. Isso demonstra o respeito conquistado pela FMT e um reconhecimento à qualidade do aprendizado que oferecemos”, disse o diretor da FMT, Eusínio Lavigne, para um auditório lotado.

Para a coordenadora da FMT, Moema Midlej, debates como este sobre a educação superior na região consolidam o compromisso e o projeto pedagógico da faculdade em construir junto ao seu alunado, muito mais que um profissional qualificado que muito em breve estará no mercado de trabalho. “É preciso debater para também construirmos juntos o sentimento de cidadania”, afirmou. Moema lembrou o resultado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que posicionou a FMT como a melhor entre as instituições privadas no sul da Bahia, com nota 3, em uma avaliação cuja nota máxima é 5. A FMT teve desempenho igual à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), principal instituição pública de ensino superior da região e ficou apenas um ponto atrás do melhor desempenho estadual, as Universidades Federal da Bahia (UFBa) e Federal do Reconôncavo (UFRB).

De acordo com Moema Midlej, em todo Brasil, 1.828 instituições  foram avaliadas, 683, ou 37,3% ficaram abaixo da média no IGC. Na Bahia, 46 instituições de ensino superior foram reprovadas pelo MEC e nenhuma instituição alcançou a nota máxima. Ela lembra que o resultado divulgado pelo MEC é baseado em indicadores de cursos de faculdades, universidades e centros universitários, segundo informou o Inep. Foram levados em conta na avaliação, pontos como condições de ensino, instalações físicas,  projeto pedagógico e o resultado dos alunos no Enade. A Faculdade Madre Thaís disponibiliza para o público regional cinco cursos superiores: Administração de Empresas, Enfermagem, Biomedicina, Direito e Logística.

Por - Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

JOELMA NO ITA PEDRO

Prefeitura de Itabuna confirma Joelma como mais uma atração do Ita Pedro 2024 A  Prefeitura de Itabuna anunciou nesta segunda-feira, dia 15,...