quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EIes participam de oficinas em Itabuna


Consultores do Sebrae trocam experiências e estimulam organização desde a hora de comprar até a aplicação do dinheiro ganho com o próprio negócio

Formalizado como Empreendedor Individual desde 2010, o eletricista Nivaldo Soares Cerqueira, de 35 anos, garante: nos últimos dois anos viu dobrar o seu faturamento. Mas o ritmo intenso de trabalho, atendendo diariamente clientes que vão desde uma dona-de-casa comum a um Shopping Center, tem dificultado administrar melhor sua vida financeira. “Na rua faço trabalhos de 30, 50 reais, ponho no bolso e vou gastando de acordo com a necessidade da família. Isso não tá certo”, admite. Ao saber que o Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna estava disponibilizando 14 oficinas com temas relacionados ao cotidiano do EI, Nivaldo não perdeu tempo e se inscreveu no módulo “SEI Controlar o Meu Dinheiro”. “Conhecimento nunca é demais”, reconhece.

Outros temas também foram disponibilizados pelo PA de Itabuna para o público local, pela primeira vez em regime de mutirão, com média de 20 pessoas por turma. Representantes dos setores de Comércio de Alimentos e Vestuário se destacaram na participação do evento. Oficinas do “SEI Empreender”, “SEI Vender” e “SEI Comprar”, mobilizaram Empreendedores Individuais da cidade, que participaram, ao lado de consultores do Sebrae, de debates e troca de experiências em estandes montados na praça Camacan, avenida do Cinquentenário, principal área comercial da cidade. A iniciativa também contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna e da unidade regional do INSS. Servidores da previdência deram plantão no local para tirar dúvidas dos empreendedores a respeito dos seus direitos previdenciários.

Direitos - “Muitos nem sabem quais os benefícios que estão disponíveis”, explica a coordenadora do Programa de Educação Previdenciária, Tiana Brandão. De acordo com ela, quem se formaliza tem direito a uma série de benefícios do INSS, a exemplo da aposentadoria por idade, auxílio financeiro em caso de doença ou acidente de trabalho e, no caso das mulheres, do auxílio-maternidade por 120 dias. “O único benefício que o EI não tem direito é o da aposentadoria por tempo de serviço. Neste caso, no futuro, ele precisa fazer uma complementação da contribuição”, explica.

A gestora de atendimento do Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, Andréa Muniz, explica que além das oficinas, as tendas estão servindo como central de informação para novos trabalhadores que pretendem aderir à formalização. Das ruas, os interessados são encaminhados por funcionários do Sebrae até o PA local, onde oficializam o registro como EI. Em todo o sul da Bahia, já atuam cerca de 6 mil Empreendedores Individuais.

Hoje, dia 9, o encerramento do mutirão terá duas oficinas. Uma sobre “Crédito ao Micro e Pequeno Empresário”, que acontecerá das 8h30 às 12h30, e outra sobre “Crédito ao Empreendedor Individual”, das 14h às 18h.

“A busca de recursos para investir no próprio negócio é sempre a grande dificuldade apresentada tanto pelo pequeno empresário, quanto pelo empreendedor individual”, explica o gerente regional do Sebrae, Renato Lisboa. “Mas as coisas estão melhorando. Os bancos oficiais estão reconhecendo o potencial deste setor e desburocratizando os empréstimos”, completa. Lisboa destaca que estas duas oficinas de encerramento serão extremamente importantes já que contarão com a presença de representantes dos bancos oficiais: BNB, Banco do Brasil e Caixa. Eles irão dirimir dúvidas sobre como conseguir recursos para avançar ainda mais nos negócios.

Por - Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...