quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Direitos da Pessoa com Deficiência é tema da III Conferência Estadual da Bahia

Entre os dias 27 a 29 de agosto, acontece no Centro de Convenções da Bahia a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Centro de Convenções da Bahia. O evento será realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Bahia com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SUDEF.

Com o tema central: “Um olhar através da Convenção, da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios”, diversos assuntos serão debatidos: Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

“Esse evento é um preparativo para a Conferência nacional que acontecerá em dezembro, em Brasília, e trata da convenção sobre o Direito da Pessoa com Deficiência. A proposta é fazer uma discussão sobre os Artigos da Convenção e proposta do estado da Bahia que seguirão para a nacional através dos delegados eleitos na conferência estadual”, explicou Alexandre Baroni, superintendente da SUDEF.

Durante os meses de março e junho de 2012, foram realizadas as Conferências Territoriais. No total foram 18 encontros, que reuniu representantes dos 27territórios de identidade da Bahia. Nestes encontros foram eleitos os 240 delegados que estarão participando da III Conferência Estadual.

O vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência do estado da Bahia, Evangel Vale, comentou sobre a expectativa para o encontro e o resultado espera da pós-conferência: “Virão delegados de todos os territórios da Bahia e eu creio que será a conferência estadual com melhor participação qualitativa e quantitativa. A partir daí a SUDEF usará as propostas como orientadoras das necessidades de todo o estado, não apenas com as propostas desenvolvidas pelo governo, mas com os indicativos que vêm do interior”.

Nessa etapa estadual serão eleitos os 74 delegados que encaminharão os resultados para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília no período de 3 a 6 de dezembro de 2012.

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...