quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Carmelita debate com deficientes

A garantia e o respeito aos direitos dos deficientes físicos, a construção de equipamentos que assegurem a mobilidade, a implantação de mais transportes adaptados e um melhor tratamento para as pessoas portadoras dessas necessidades. Esses foram alguns dos pontos defendidos pela candidata a prefeita da Coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), durante a reunião mensal da Associação dos Deficientes Físicos de Ilhéus (Adefi), realizado na sede da Igreja Assembléia de Deus, na avenida Canavieiras. O encontro contou ainda com a participação da deputada estadual Ângela Sousa, que anunciou a aprovação de um projeto estadual que assegura o direito de viagem para os deficientes físicos da Bahia.


Durante a reunião os representantes da Adefi citaram uma série de dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos, a começar pela pequena quantidade de ônibus adaptados e a falta de preparo de alguns motoristas e cobradores para transportar os portadores dessas necessidades. Apesar de a legislação garantir a inserção de deficientes físicos na sociedade, eles dizem que ainda se sentem na linha dos excluídos. Além dos poucos transportes adaptados, eles convivem com calçadas esburacadas, terminal de ônibus sem rampa e escadas nos principais órgãos públicos e equipamentos de lazer, fazendo de Ilhéus uma das cidades mais despreparadas do país no quesito de respeito aos deficientes físicos.


Mudar essa realidade e trazer de volta o respeito aos direitos dos deficientes físicos será, segundo a candidata a prefeita Professora Carmelita, um dos seus desafios. O primeiro passo, assegura, será garantir o direito dos deficientes, previsto na legislação, e oferecendo mais condições de mobilidade, o que não se observa em Ilhéus. “A mobilidade está ligada ao direito de ir e vir”, acrescentou, informando que na cidade é preciso construir rampas de acessos aos órgãos públicos, principalmente as escolas, já que muitas não possuem esses simples equipamentos de mobilidade. “Vamos incentivar também que as empresas privadas, as lojas, farmácias, os espaços de lazer, enfim todos os empreendimentos possuam construir as rampas, para que os portadores de deficiências possam freqüentar esses locais”, explicou.


Professora Carmelita também garantiu que dará uma atenção especial ao transporte dos deficientes físicos, assegurando mais veículos adaptados e o fim do sistema “motocobra”, bastante criticado pela Adefi. “Os deficientes físicos precisam ter prioridade e devem ser tratados com respeito”, garantiu. Mas apesar de todos os projetos que garantam mais mobilidade, a candidata a prefeita de Ilhéus adiantou que vai discutir, ouvir e debater com os deficientes físicos sobre os problemas e soluções para a cidade. “Temos no nosso programa de governo uma série de ações nessa área. Mas queremos ouvir cada um de vocês, conversar sobre os problemas, as soluções necessárias e o modelo da Ilhéus que vamos construir juntos”, finalizou Professora Carmelita.

Da Assessoria


AGENDA DE JABES RIBEIRO, AMANHÃ

Nesta Sexta-feira (17/08)


9 h – Alto da Gamboa, no bairro da Conquista, concentração em frente ao Hospital Regional.

15h30 – Corpo a corpo no bairro Teotônio Vilela, concentração na baiana do acarajé.

19 h – Reunião com lideranças.
Da - Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...