terça-feira, 7 de agosto de 2012

Amurc participa de debate sobre Dinamização e Gestão Territorial na Educação

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo sul e Sudoeste Baiano – Amurc, presidida pelo prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado, que integra o Grupo Gestor Executivo (GGE) do Território Litoral Sul estará participando nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10), no Palace Hotel, em Itabuna do seminário Dinamização e Gestão Territorial, visando pontuar ações educacionais, que serão debatidas no Congresso Nacional de Educação e Movimentos Sociais, entre os próximos dias 20 e 23, no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual e Santa Cruz (Uesc).

O evento será destinado ao Grupo Gestor do Território Litoral Sul Bahia, que é representado por 70 entidades (35 da sociedade civil, 35 do Poder Público Municipal), entre os quais debaterão as seguintes subtemas: Educação e Sustentabilidade; Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais e Economia Solidária. No primeiro dia, o tema principal - Educação Formal e Não-Formal e o seu desenvolvimento territorial norteará as discussões, com o Mestre em Educação pela USP-SP, José Carlos Sena Evangelista. 

No segundo dia, as temáticas serão dirigidas por Economia Solidária e de acordo com a coordenadora da Câmara Temática de Educação do Território Litoral Sul, Rita Amâncio, ao longo do seminário, serão realizados trabalhos de grupos que tratarão de demandas dos municípios no entorno da educação. “Entre as discussões trataremos da viabilidade da alimentação escolar através da agricultura familiar, o fortalecimento das agroindústrias para o beneficiamento de alimentos da merenda escolar, além de outros assuntos pertinentes a área”, explicou.

Nesse contexto, a Amurc atua como interlocutora entre o Território e o Estado da Bahia, como facilitador dos projetos educacionais desenvolvidos pelos municípios. Para o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga, tais discussões serão essenciais para fortalecer o Congresso Nacional, que será realizado na Uesc, “pois a ideia é mobilizar o GGE para identificar os desafios e perspectivas, e a partir daí, traçar propostas para o desenvolvimento do Território”, concluiu.

Conceito

O Território Litoral Sul abrange atualmente 26 municípios, com limites extremos em Maraú ao norte e Canavieiras ao sul, que tem como objetivo o combate a pobreza e a organização da sociedade por meio do desenvolvimento sustentável dos vários segmentos comunitários nos municípios que formam o território físico. 

Por Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...