sexta-feira, 6 de julho de 2012

Trabalhadores aproveitam Mutirão e se formalizam em Itabuna


Empreendedor Individual
Empreendedores do sul da Bahia aderem ao programa pensando na expansão do negócio
A baiana de acarajé Ana Maria Oliveira foi uma das primeiras trabalhadoras a formalizar-se em Itabuna, sul do estado, durante o Mutirão do Empreendedor Individual promovido pelo Sebrae. “A minha manicure me falou dos benefícios e resolvi também aderir”, disse, durante a sua inscrição no Ponto de Atendimento em Itabuna. Ana Maria possui uma banca no início da principal avenida comercial de Itabuna há 30 anos e comercializa, em média, 150 acarajés e abarás todos os dias. “A gente sempre pensa em caminhar com as próprias pernas, mas uma orientação como essa pode representar um passo decisivo para o crescimento do negócio”, reconhece. Ana Maria destaca que a formalização também será importante para, no futuro, ter uma aposentadoria tranquila. “Agora vou voltar a pagar até o INSS que há alguns anos deixei de contribuir”.

               Menos experiente no comércio, Maria Sueli de Araújo, há um ano resolveu investir na customização de sandálias. “Comecei fazendo para minha família, mas logo vi que poderia ampliar o projeto”, afirma. Como o negócio cresceu de uma forma muito rápida, hoje ela convive com um problema sério: a inadimplência. “Tenho quase mil reais na rua e preciso me organizar para receber o dinheiro. A formalização como Empreendedora Individual vai me dar o respeito de vender e receber. As pessoas vão me enxergar diferente”, aposta. Ana Maria e Maria Sueli trazem experiências diferentes em busca de uma mesma solução, a formalização, que a cada dia cresce no sul da Bahia. Na área da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus já atuam cerca de 6 mil Empreendedores Individuais.

               Um exemplo de empreendedorismo estimulado pela Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus é a artesã Ângela do Carmo Conceição. Há 10 anos ela começou a confeccionar costuras, bordados e peças de decoração recicladas. Aos poucos foi conseguindo empréstimos para tocar o negócio e há mais de cinco anos é acompanhada pelos técnicos do Sebrae.
                “O Sebrae foi fundamental para que eu passasse a enxergar o meu negócio como algo lucrativo e possível. Quem me disse que com esta ajuda minha vida poderia mudar foi uma amiga cabeleireira que também é atendida pela Instituição”, explica. Hoje, ela produz cerca de 150 peças por mês entre porta-retratos, potes e toalhas. Além destas, Ângela fabrica peças por encomenda para cidades da região.

O estímulo do Sebrae permitiu que ela enxergasse uma oportunidade além do contato real com seus clientes. Ela criou um blog e já fatura com compras virtuais. “O cliente vê, quer o produto, deposita o dinheiro e eu mando. Já estou vendendo até para a Alemanha e Argentina, mas todo o mundo já conhece meu produto”, conta.

                 O produtor rural Walter Borges também é auxiliado pelo Sebrae. Em sua pequena propriedade na região do Rio do Engenho, zona rural de Ilhéus, Walter produz derivados do cacau, desde licores a doces caseiros. Ele começa a consolidar a imagem dos seus produtos criando embalagens temáticas, com uso de folhas do cacaueiro e da fibra do tronco da bananeira, encontrada em grande quantidade na região. “Tenho que reconhecer que os produtos estão sendo bem mais elogiados”, afirma. O Mutirão do Empreendedor Individual acontece em todo Brasil até sábado, dia 7, e na Bahia durante o mês de julho.

Por - Maurício Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...