quinta-feira, 12 de julho de 2012

Técnicos e dirigentes da Sedur discutiram Região Metropolitanadedo Sul da Bahia


Técnicos e diretores da Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial, ligados a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia estiveram reunidos nesta quinta-feira (12), na sede da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), onde secretários de Itabuna, Ilhéus e Uruçuca apresentaram o Plano Diretor Urbano e as principais demandas dos municípios, que visam a instalação de uma Região Metropolitana ou uma Aglomeração Urbana entre Itabuna, Ilhéus e cidades adjacentes do Território Litoral Sul.

No encontro, que contou com a participação do coordenador executivo da Amurc, Luciano Robson Rodrigues Veiga, interlocutor nesse processo, foi discutida a proposta de convênio entre o Estado e as prefeituras, visando a institucionalização de uma Região Metropolitana entre Itabuna e Ilhéus ou uma Aglomeração Urbana e a organização de um plano de trabalho para o desenvolvimento das atividades de planejamento, integrado por diretrizes regionais, a serem definidas e pactuadas em conjunto com os municípios e o Estado. 

De acordo com o coordenador da Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial do Estado da Bahia, Albérico Correia Silva foram encaminhadas atividades aos municípios, como atualização dos Planos Diretores de Itabuna e Ilhéus, tendo em vista a implantação do Porto Sul, que abrange os municípios da região Sul da Bahia. Ao mesmo tempo foi solicitada ao município de Uruçuca, que integra o Grupo Gestor Regional, a elaboração do Plano Diretor Urbano, com o objetivo de dar encaminhamento ao processo de instalação de uma R.M. ou A.U..

Em Ilhéus, a revisão do Plano Diretor está sendo discutida há mais de um ano, e segundo o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Municipal, José Nazal Pacheco serão avaliadas as Leis Complementares do PDU, assim como a Lei de Ocupação do Solo, entre outras demandas. “A partir da criação de uma Região Metropolitana ou Aglomeração Urbana poderemos conseguir uma intervenção direta do Governo do Estado e, juntamente com os demais municípios buscar soluções, como por exemplo, a destinação dos resíduos sólidos das cidades que compõem o Território”. 

O Plano Diretor em Itabuna também está pronto, mas segundo o secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal, Fernando Gomes Vita aguarda a votação pela Câmara de Vereadores do Código de Obras e da Lei de Parcelamento do Solo, que completam o projeto. Além disso, ele revela que o plano passará por uma reformulação, “que visa equacionar e preparar a cidade para receber o desenvolvimento, como a instalação do Porto sul”.


Seminário

Com o intuito de dirimir dúvidas sobre o modelo institucional urbano a ser implantado na região, o Governo do Estado estará promovendo um seminário e uma oficina para pactuar diretrizes de desenvolvimento em Ilhéus, envolvendo representantes de 27 municípios do Território Litoral Sul. O evento está previsto para o mês de agosto e segundo a urbanista ligada ao Sedur, Rebeca Lima Azevedo, será importante para esclarecer o conceito de Região Metropolitana e Aglomeração Urbana. “Enquanto o primeiro envolve a participação de uma grande cidade (metrópole), como polo de desenvolvimento econômico ou outro se caracteriza pela junção de municípios regionais em um minissistema urbano em escala local”.

Por - Viviane Cabraç


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...