quarta-feira, 18 de julho de 2012

Seminário aborda os agravos gerados por violência e acidentes


 A Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde, do Departamento de Vigilância à Saúde, promoverá no próximo dia 26, a partir das 8 horas, no auditório da FTC, o 2º Seminário de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), onde serão discutidos os agravos causados por violências e acidentes.

O seminário busca conhecer melhor a magnitude das violências e dos acidentes na Bahia e no município de Itabuna, para assim elucidar a Rede de Atenção Integral e de Proteção Social às Vítimas de Violências e a Promoção da Saúde. 

O evento contará com convidados representantes da DANT e Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da SESAB, profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atendem vítimas de violências e do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CEREST), quanto às violências e acidentes relacionados ao trabalho.

Com um público-alvo diversificado, o seminário contará com os profissionais da atenção básica da Secretaria da Saúde, e da Secretaria de Assistência Social, além dos Agentes da Segurança Pública, do Poder Judiciário e dos Conselhos de Direitos do Município.

“A criação da DANT, e mais ainda deste evento, tem sua importância na divulgação e discussão dos dados de violência, já que estes ajudarão a Secretaria Municipal da Saúde, bem como outros profissionais, a subsidiar a construção de Políticas Públicas de Segurança, garantindo assim os direitos das vítimas de violências e acidentes” afirma Giovana Araújo, organizadora do seminário.

DANT em Itabuna

Recentemente normatizada pelo Ministério da Saúde, a Vigilância das Violências – que funciona como parte integrante ao Departamento de Vigilância à Saúde – foi implantado em Itabuna em maio deste ano, através da criação do Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde.

POR: Marlos Ross e Viviane Cabral – Fotos: Xx 18/07/12
WWW.ITABUNA.BA.GOV.BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus não tem alteração na faixa-etária da vacinação

Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue A mudança de faixa-etária é apenas para muni...