sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sala Zélia Lessa é entregue aos artistas itabunenses


O vice-prefeito, Dr. Vieira cumprimenta a professora Zélia Lessa 

Com o intuito de resgatar o espaço de grandes revelações artístico-culturais e promover a revelação de outros talentos na região, a Prefeitura de Itabuna realizou nesta quinta-feira (19) a entrega simbólica das chaves da Sala Zélia Lessa aos representantes da Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate). O espaço fica localizado no anexo do prédio onde funciona a Escola Profissionalizante e será oficialmente entregue a classe na próxima terça-feira (31), como parte das comemorações dos 102 anos de emancipação polítio-administrativa de Itabuna.

A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, representantes da Academia Grapiúna de Letras (Agral), da FTC e da imprensa. De acordo com o diretor-presidente da Acate, Ari Rodrigues, a associação será responsável por gerenciar o espaço, que será aberto a todos os artistas da região, voltado para a arte, cultura e projetos sociais dirigidos a crianças e adolescentes das escolas da rede pública de ensino.

O espaço continuará abrigando alguns cursos profissionalizantes da Escola Zélia Lessa até o final do ano, quando serão concluídos. Logo depois serão remanejados para unidades escolares do município e outras instituições locais. Para o secretário de Assistência Social, Acles Dantas, o espaço tem um legado histórico importante para Itabuna e região, já que foi ali onde surgiram artistas como Jackson Costa, Carlos Betão e Eva Lima. “Nada mais justo do que entregar a Sala Zélia Lessa aos artistas itabunenses”, comentou.

Durante o evento desta quinta-feira, foi lançada a pedra fundamental do Café Teatro Zélia Lessa, também anexo à Escola Profissionalizante. Para o historiador, escritor e advogado Adilson Machado, o resgate do espaço após 20 anos fechado representa “uma oportunidade para os artistas futuros e a presença de revelações que por aqui passaram”.

A professora Zélia Oliveira Lessa, que atualmente rege o coral “Cantores do Orfeu”, fez um discurso de convocação a toda a comunidade itabunense para participar das atividades artístico-culturais que serão realizadas em breve na sala que leva o seu nome. “A Sala Zélia Lessa estará aberta a todos e será uma oportunidade de tirar a juventude dos caminhos errados e encaminhá-la para a cultura”, afirma.

Por: Viviane Cabral - Foto - Alex de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...