quarta-feira, 4 de julho de 2012

Revitalização da Rui Barbosa traz força ao comércio



Foi concluída ontem (03) a fase de concretamento da reforma do Calçadão Rui Barbosa, tendo início a colocação do piso cerâmico. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, em parceria com CDL, Caixa Econômica Federal, Associação dos Lojistas do Calçadão, Sindicom e empresários.

O calçadão receberá bancos fixos de cimento, canteiros e nova iluminação. Serão 3.040 m² de pavimentação para trânsito de pedestres, com utilização de ladrilho hidráulico resistente e duas faixas de piso táctil para facilitar a locomoção de deficientes visuais. O piso antigo tinha mais de 30 anos.

A obra utiliza equipamentos como seis caçambas, uma retroescavadeira e mobiliza uma equipe de 18 homens. Como não havia estrutura de saneamento adequada, a Emasa teve que implantar redes de esgoto e de água na via.

De acordo com Jorge Braga, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabuna, esta entidade participa da obra em sua administração e conclusão. Ele adianta que a Coelba foi acionada para fazer a reparação da rede elétrica logo após o término dos trabalhos e faz um apelo aos lojistas para que cuidem de suas fachadas, o que garantirá um novo aspecto para a Rui Barbosa.

Ana Cláudia Soares, proprietária da loja Nana Neném, diz estar muito satisfeita com a iniciativa, e espera uma grande melhoria no fluxo de clientes. “Quem vinha de fora e olhava pro calçadão não esperava que houvesse lojas de qualidade no local. A revitalização trará muito mais força ao nosso comércio, transformando a Rui Barbosa em um shopping a céu aberto”, aposta.

A obra é realizada durante todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, nos períodos diurno e noturno. A previsão é de que seja entregue no dia 28 de julho, quando se comemora o 102º aniversário de Itabuna.

Obras do São Roque
        

As obras de melhoria viária e reurbanização do bairro São Roque e loteamento Monte Líbano continuam em ritmo acelerado. O projeto tem investimento de R$ 1,2 milhão, objeto de emenda orçamentária do deputado federal Roberto Britto.

Com a fase de colocação de meio-fio e passeios em conclusão, ainda essa semana será iniciado o asfaltamento do bairro. 

A macrodrenagem também já foi implantada e, de modo geral, 70% das obras já podem ser consideradas concluídas.

O projeto inicial previa que apenas a Avenida Independência receberia a reurbanização, mas o alcance foi ampliado e a obra passou a abranger todas as ladeiras transversais.

 Por: Haísa Lima - Fotos: Pedro Augusto – 03/07/2012
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...