quinta-feira, 12 de julho de 2012

Projeto SustentaCidade cria Comissão Ambiental



Membros da Comissão
Numa iniciativa do Projeto SustentaCidade, foi criada uma Comissão Ambiental com o objetivo de coordenar  todas as ações sustentáveis da Cidade de Itabuna.  As propostas discutidas neste primeiro encontro serão integradas à Rede-Cidade do Projeto e repassadas aos  parceiros institucionais, com visitas aos festejos dos 102 anos de emancipação político e administrativa do município. 

A professora Heloisa Pinheiro coordenadora do Sustentacidade explica que essa ação é apartidária e tem como principal foco zelar pelo bem estar da população através de ações sustentáveis e integradas entre os diversos participantes do projeto.

        A programação da Comissão inclui a instalação de um ponto permanente na Praça Otávio Mangabeira (Camacan) para a realização de encontros, palestras, realização de Feiras e Oficinas Sustentáveis, com o objetivo de orientar à comunidade sobre o cuidado que o homem deve ter com o meio-ambiente.

A proposta envolve a discussão de uma gama de temas com relação  ao destino do lixo, propostas de reciclagem e mesmo as questões como rede de esgoto doméstico e industrial ou ainda à importância da água como produto essencial à  vida e aos seres vivos. 

Outra providencia discutida, foi o plantio de árvores frutíferas e florais ao longo das margens do Rio Cachoeira. Com isso, juntamente  com a retirada das baronesas, o problema dos pernilongos e muriçocas diminuirá sensivelmente. Esse trabalho  contará também com a participação do comercio local, instituições privadas e públicas que darão a sustentação técnica, além da mobilização da população no apoio logístico para o desenvolvimento das ações projetadas.

A professora Heloisa Pinheiro enfatizou como um grande exemplo da sustentabilidade, as ações desenvolvidas pelo trabalho de Combate a Dengue, em parceria com a Emasa, através da distribuição de reservatórios de água cobertos às famílias carentes de alguns bairros, através de contrato de comodato, evitando a estocagem de água de forma errada, e fazendo com que o índice da epidemia tenha caído de forma significativa. 

Ela citou como  exemplo o bairro Novo Horizonte, um dos beneficiados, e que antes contava com um dos mais altos índices da dengue, acrescentando  que iniciativas como esta é que mostram como é importante a implementação de ações de sustentabilidade.

Ascom/Emasa
12.07.12
Emasa.comunicacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...