quinta-feira, 5 de julho de 2012

Projeto pretende transformar o São João de Ibicuí em sustentável



Considerado um dos destinos mais procurados durante os festejos juninos, a cidade de Ibicuí atraiu este ano uma média diária de 15 a 20 mil pessoas na praça Régis Pacheco, com atrações que homenagearam o centenário Luiz Gonzaga - o Rei do Baião – e os 50 anos da banda Lordão. Apesar de ser um grande gerador de emprego e renda para o município, os recursos não são suficientes para que o Poder Público Municipal mantenha a tradicional Festa de São João. Por conta disso, será apresentado no mês de agosto desse ano o Projeto “Sustentabilidade do São João de Ibicuí” em parceria com representantes da sociedade civil local, Amurc e Sebrae.

O projeto está sendo elaborado pelo coordenador executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), Luciano Robson Rodrigues Veiga e teve seu início através do estudo de diagnóstico realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que em 2011 detectou a importância do evento para o fortalecimento da cultura regional. O estudo pontuou a festividade junina como a maior força econômica, chegando a superar até investimentos gerados pelo setor agropecuário no município. 

De acordo com Luciano, a iniciativa contempla o envolvimento de representantes da sociedade civil organizada, tais como: associações, blocos juninos e o Poder Público Municipal para que possam ser viabilizadas alternativas para a manutenção do tradicional São João de Ibicuí. “O projeto é de suma importância para município e poderá servir de modelo para outros prefeitos. Além disso, estaremos envolvendo também parceiros como as Secretarias de Turismo e Cultura do Estado da Bahia”.

Tradição
Assim como em edições anteriores, o prefeito Cláudio Kalil Dourado, que também preside a Amurc, tem investido na valorização de atrações regionais, como uma das alternativas para um São João Sustentável. O resultado deste ano foi a praça Régis Pacheco lotada entre os dias 21 e 24 de junho, sendo que a cidade chegou a reunir entre 15 a 20 mil pessoas em todos os dias dos festejos, sem nenhum registro grave de ocorrência policial. 

Tanto no circuito da festa na praça, como entre os blocos tradicionais era comum encontrar pessoas de outras cidades baianas, bem como de outras regiões do país. Para o prefeito de Ibicuí, a festança deste ano superou as expectativas das edições anteriores, mas levantou a necessidade de desenvolver um São João Sustentável visando desonerar o Poder Público Municipal. “Nós temos buscado o apoio das entidades de classe e representantes da sociedade local organizada, pois a prefeitura sozinha não tem condições sustentar o São João de Ibicuí”, esclareceu Cláudio.

Por Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...