quarta-feira, 11 de julho de 2012

Preços de cacau ao produtor permanecem estáveis



Os produtores de cacau do sul da Bahia lutam por uma melhor valorização nos preços das amêndoas. As entidades que representam os cacauicultores uniram-se, no intuito de criar uma política de preço mínimo de comercialização do fruto.

Durante a realização do I Fórum Internacional do Chocolate e Cacau, que integrou a programação do Salon Du Chocolat Bahia, foi elaborado um termo de cooperação entre os países produtores de cacau da América Latina e Caribe, no intuito de unir os produtores da região para conseguir melhores condições no mercado internacional.

“Reunimos um time de especialistas de diversas áreas, como o diretor executivo da Organização Internacional do Cacau (ICCO), Jean-Marc Anga, em assuntos extremamente importantes para a nossa cadeia produtiva”, informou Durval Libânio, presidente da Câmara Nacional do Cacau.   

Os preços pago ao produtor na Bahia mantiveram-se inalterados na faixa de R$75,00–78,00 na última semana, a média foi equivalente a US$2.455–2,555/t. De acordo com o analista de mercado, Thomas Hartamann, a alta da taxa cambial do dólar compensou as cotações externas mais baixas.  Fonte: Mercado do Cacau 

Entradas de cacau 


Em virtude do encurtamento da semana, pelo feriado de segunda-feira (02), as entradas de cacau da Bahia, foram baixas, e os grandes compradores retardaram os recebimentos de cacau de produtores intermediários devido à sobrecarga em seus depósitos.

Segundo a TH Consultoria, o número elevado das entradas dos outros estados produtores foi proveniente da mudança de critérios de informação do cacau vindo do Pará, que a partir dessa semana passa a ser contabilizado no ato do seu recebimento nas filiais das empresas compradoras situadas no próprio estado Pará, em vez de somente por ocasião da sua entrada nos depósitos das matrizes na Bahia.   

No estado foram recebidas 65.443 sacas de cacau com 60 quilos cada, e no total o Brasil recebeu 118.866 sacas. Já as moagens brasileiras de cacau seguem em queda, o que tende a ser o sinal de uma retratação da demanda.

 Por - Nancy Macedo
Mercado do Cacau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...