quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nova equipe da Faculdade de Ilhéus vai ao Projeto Rondon em Tocantins


Embarque acontece nesta quinta-feira, 12 de julho.

     Coordenada pelas professoras Cristiane Nunes, de Administração, e Yonara Ribeiro, de Enfermagem, uma nova equipe de estudantes da Faculdade de Ilhéus embarca nesta quinta-feira, 12 de julho, para participar da Operação Capim Dourado, no município de Colinas do Tocantins, no estado do Tocantins.  Eles viajam às 22 horas para Salvador. De lá, embarcam de avião até Palmas, onde haverá a cerimônia de abertura da Operação, no 22° Batalhão de Infantaria, onde ficarão alojados até o dia 15, data em seguem para Colinas do Tocantins.

      A equipe é formada pelos estudantes Isadora Ferreira (Enfermagem), Jeselly Clement e Maristella Freitas, de Administração, Mércia Lemos (Nutrição), Mesaque Soares e Vilomar Sobrinho, do curso de Direito, e Neura Cíntia Carvalho e Tássio Carillo, de Ciências Contábeis. Segundo a professora Cristiane Nunes, “o processo de capacitação da equipe foi iniciado logo após o processo seletivo, que levou em consideração, além do conhecimento técnico relacionado ao curso de cada aluno, outras habilidades que pudessem ser somadas ao desenvolvimento do projeto, que tem caráter multidisciplinar.”

      A capacitação contou com a participação de alunos rondonistas de operações anteriores, que foram convidados para compartilhar o conhecimento aplicado nas oficinas, bem como a experiência vivida no Projeto Rondon. “Isso faz com que os novos rondonistas possam ter uma visão mais real do trabalho que vão desenvolver e dos imprevistos que podem encontrar”, explicou a coordenadora.

     Nesse sentido, os rondonistas da Operação Babaçu, Fábio Andrade e Henrique Gundim, falaram sobre as oficinas agrícolas, com demonstração prática de como elaborar uma compostagem orgânica para adubação, e de Gestão Pública. O rondonista Josenilton Anjos, da Operação Catirina, promoveu capacitação para elaboração de projetos. O trabalho contou ainda com a colaboração do assessor do programa de microcrédito Agroamigo do BNB, senhor Moura, para esclarecer dúvidas sobre o PRONAF, e do presidente da Associação de Pequenos Agricultores da região de Olivença, senhor Alberto, que abordou o tema Associativismo.

      O diretor da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, se despediu dos estudantes alertando-os quanto ao privilégio e à responsabilidade em representar a cidade de Ilhéus e a Bahia numa operação de trabalho em parceria com o Ministério da Defesa. Orientou aos alunos sobre cuidados que precisam ser tomados no relacionamento com o Poder Público, as autoridades e a comunidade onde as atividades serão desenvolvidas. O retorno da equipe está previsto para o dia 29 de julho, chegando a Ilhéus no dia 30. 

Por - Zé Carlinhos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...