quinta-feira, 12 de julho de 2012

Jabes convida cacauicultores a participar do seu plano de governo

O candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro, PP, reuniu-se com líderes ruralistas, terça-feira, 10, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Cacá Colchões, convidando o setor a compartilhar da elaboração do seu plano de governo, construindo conjuntamente as soluções para o agronegócio do cacau. O encontro, que aconteceu na sede do Sindicato Rural, faz parte da concepção de gestão democrática e participativa que propõe para o seu quarto mandato de prefeito.

O presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Isidoro Gesteira, disse que Jabes reúne todas as condições para atuar como um líder nas estratégias em prol do desenvolvimento do agronegócio do cacau. “Infelizmente, pouquíssimos políticos desta região levantam a bandeira do cacau, os municípios não se mobilizam, então precisamos de um representante nas instâncias do poder para defender a lavoura cacaueira”, enfatizou.

Jabes destacou a lastimável situação econômica de Ilhéus atualmente. “O município, que já foi o terceiro colocado na Bahia em arrecadação de ICMS, ocupa hoje a 19% posição nesta importante fonte de distribuição de divisas”, explica o candidato. Neste cenário, define prioridade absoluta para a reorganização da máquina pública. 

“Estou assustado com os dados sobre o governo de Ilhéus: a Lei de Responsabilidade Fiscal não é cumprida, o setor de Recursos Humanos é um caos e os serviços públicos essenciais estão falidos”, diz Jabes, sem perder, no entanto, o otimismo quanto ao futuro: “Ilhéus é viável e nós construímos alianças políticas importantes, que vão sustentar a governabilidade e permitir o salto de qualidade que a cidade anseia”. A força política que reuniu em torno da sua candidatura projeta um panorama favorável à captação de recursos federais e estaduais para alavancar os projetos de desenvolvimento de Ilhéus.  

Mudança de paradigma

Para Jabes, a lavoura cacaueira, como eixo fundamental da economia ilheense, requer uma mudança de paradigma substancial, saindo da condição de mero exportador para a de produtor diversificado.  O setor está no topo das prioridades do plano de governo, com a criação de um Polo Chocolateiro e o fortalecimento da agricultura familiar. O Complexo Intermodal Porto Sul e a construção do Aeroporto Internacional contribuirão para a reestruturação do agronegócio cacaueiro.  

Dos líderes presentes, Jabes ouviu a preocupação com a questão agrária da região. “Temos o melhor cacau do mundo, já produzimos chocolate aprovado pelo mercado europeu, enfim, todas as condições para gerar riqueza, mas enfrentamos questões que precisam de soluções políticas, como a ocupação das terras produtivas por assentamentos, índigenas, quilombolas. Esperamos que o novo governo de Ilhéus contemple a questão ruralista”, enfatizou Luiz Henrique Uaquim, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Canavieiras. 

Da assessoria da campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...