segunda-feira, 9 de julho de 2012

Jabes anuncia plano de governo após registro da candidatura

        A Coligação “Por Amor a Ilhéus” registrou as candidaturas de Jabes Ribeiro (PP) e Cacá Colchões (PMDB) aos cargos de prefeito e vice-prefeito e dos 152 candidatos a vereador, quinta-feira (05.07), na 25ª Zona Eleitoral do município. Formada por 16 partidos – PP, PMDB, PCdoB, PSB, PDT, PTB, PRB, PR, DEM, PHS, PSL, PRTB, PTC, PRP, PTN e PSDB – esta é a maior aliança partidária da história política local.

        Ex-prefeito de Ilhéus por três mandatos (1982/1988 – 1997/2000 – 2001/2004), Jabes é atualmente o secretário do PP baiano e acumula no currículo os cargos de deputado federal (1991/1995), secretário do Trabalho do Estado da Bahia (governo Waldyr Pires) e presidente da Amurc em duas gestões (1985/1986 e 2001/2004). Seu vice é o empresário Cacá, uma liderança jovem do PMDB municipal. 

         O eixo principal do plano de governo que Jabes e Cacá constroem juntamente com os aliados políticos é a formação de redes de cooperação que atuem em harmonia com o projeto de desenvolvimento sustentável do Governo Federal, alinhado com a base política e administrativa do Governo Estadual. “A meta é reconduzir Ilhéus ao seu papel de integração via Porto Sul, para o desenvolvimento do Território de Identidade Litoral Sul, conectado com os demais Territórios de Identidade da Bahia e harmonizado com o crescimento econômico, social, cultural, turístico e ambiental do Estado e do Brasil”, explica o ex-prefeito.         

Eixos estruturantes
      Jabes participa desta disputa eleitoral mais amadurecido, experiente e preparado técnica e politicamente. Seu plano de governo destaca a participação popular, por meio das representações da sociedade civil organizada, partidos políticos e parlamento municipal. “O projeto de governo participativo coloca o cidadão e as comunidades locais como finalidade maior, procurando criar ambientes de confiança e cooperação em torno das melhorias sociais, por meio dos conselhos gestores locais e dos pactos de governança”.

As definições dos projetos executivos obedecerão à análise de viabilidade técnica-financeira, em harmonia com a importância política e com foco no desenvolvimento municipal e territorial sustentável. Deverão também interagir com as prioridades dos cinco eixos eleitos como estruturantes: infraestrutura econômica e logística agroindustrial; infraestrutura social; desenvolvimento urbano; preservação ambiental; institucional, segurança e direitos humanos.

       Estes eixos incluem projetos fundamentais para a recuperação econômica e social de Ilhéus. O fortalecimento do Parque Tecnológico e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE); requalificação e profissionalização dos serviços públicos de educação e saúde; reestruturação e acessibilidade das vias públicas; habitação popular e contenção em áreas de riscos, em consonância com a estruturação dos espaços do comércio popular, além do capricho na limpeza pública e dos cuidados ambientais nas praças e jardins do centro e bairros.

       “Preservar e recuperar o meio ambiente e sua sustentabilidade será o compromisso inequívoco de nossa gestão municipal”, antecipa Jabes. Com a mesma ordem de importância, ressalta a intersetorialidade e transversalidade nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Criança e Adolescente, Direitos Humanos, entre outras, com o intuito de firmar um espaço de cogestão entre Estado e sociedade.

Porto Sul e polo chocolateiro
        A ampla e plural coligação composta por 16 partidos políticos e coordenada pelo candidato a prefeito Jabes Ribeiro apresenta plano de governo à altura da grandeza de Ilhéus.  O projeto político-administrativo democrático e participativo avalizará as mudanças necessárias para o município catalisar as imensas oportunidades contidas na tendência de desenvolvimento econômico, social, cultural e turístico do Território de Identidade do Litoral Sul da Bahia, em sintonia com a economia sustentada na perspectiva global, desfrutando da infraestrutura da rede em torno do Porto Sul.

         O apoio irrestrito à recuperação da lavoura cacaueira é outro importante pilar do plano de governo de Jabes, como também o fortalecimento da agricultura familiar. “Ilhéus reúne todos os requisitos para estruturar um setor de agroindústria moderno e competitivo, tendo como centro a criação de um polo chocolateiro”, assinala.

         Todos os projetos deste plano de governo convergem para o resgate da liderança política, econômica e social que Ilhéus perdeu nos últimos oito anos. “Reconstruiremos nossa cidade, para que sua gente ganhe mais qualidade de vida e perspectivas reais de crescimento econômico, edificando assim um sólido caminho de bem-estar e felicidade para as futuras gerações”, pontua o ex-prefeito, apostando na imensa força política e social da aliança que formou em torno do seu nome. O candidato aderiu ao programa Cidades Sustentáveis, criado pelo Instituto Ethos que balizará os projetos e programas a serem alcançados visando a sustentabilidade das ações.

        Jabes ressalva que, ao invés do anúncio de promessas generalizadas, sua equipe está levantando e analisando os indicadores econômicos, sociais e ambientais, identificando as novas potencialidades e perfil de renda per capita dos diversos estratos sociais da população de Ilhéus e dos municípios circunvizinhos, para auxiliar a elaboração de projetos executivos. “Todos eles terão como base as demandas apontadas no diagnóstico participativo, capacidade orçamentária financeira oriunda das arrecadações dos tributos próprios, receitas transferidas pelos governos estadual e federal e novos investimentos captados por outras formas de cooperações e financiamentos externos”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...