sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ilhéus quer urbanização também da área do entorno da nova ponte

 O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, encaminhou nesta quinta-feira (5) um ofício ao diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, solicitando a realização de um aditamento ao contrato com a finalidade de incluir no projeto de construção da nova ponte também a urbanização do trecho entre o Cristo Redentor, na avenida Dois de Julho, até a avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções, como forma de garantir uma melhor mobilidade urbana e diminuir os transtornos no trânsito da cidade. A iniciativa, segundo o prefeito, tem como base a informação fornecida oficialmente esta semana por representantes da empresa Ecla Engenharia e Consultoria e técnicos do Derba de que projeto da nova ponte prevê apenas o projeto de urbanização viária do trecho compreendido entre a cabeceira do aeroporto e o Morro de Pernambuco, não contemplando as áreas adjacentes, a exemplo da saída na praia do Cristo e avenida Soares Lopes.


No ofício encaminhado ao diretor Saulo Pontes, o prefeito Newton Lima argumenta que na zona sul da cidade, que compreende os bairros do Pontal, São Francisco, Jardim Atlântico, Nelson Costa, Hernani Sá, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória, segundo o Censo 2010, residem 43.495 pessoas. Além dos habitantes desses bairros, há os moradores da zona rural dos distritos e Olivença, Coutos e Japu, que, ainda segundo o IBGE, foram contados 11.273 habitantes, ou seja, 30% da população do município de Ilhéus residem na zona sul e dependem da ponte para sua mobilidade. “Daí a importância da inclusão de um projeto mais amplo de urbanização que possa resolver esse problema da mobilidade urbana, minimizando os transtornos causados pelo grande fluxo de veículos”, acrescentou o prefeito.
Além da população do município, o prefeito Newton Lima citou, ainda, no documento, quea atual ponte e a futura serão equipamentos integrados à rodovia BA-001, interligando os municípios de Ilhéus, Una, Canavieiras, Santa Luzia e Camacã. Outro argumento utilizado pelo prefeito para solicitar a urbanização do trecho entre o Cristo Redentor até a avenida Soares Lopes é crescimento populacional da cidade nas próximas décadas a partir dosprojetos de implantação da Ferrovia Oeste Leste, do Porto Sul e do novo Aeroporto. “Entendemos que deve ser levada em consideração a ampliação no projeto viário que solicitamos, para que a nova ponte seja uma solução na mobilidade urbana, e não mais um transtorno para nossa população”, complementou o prefeito.Newton Lima informou, ainda, que o projeto de urbanização das áreas no entorno da nova ponte já foram discutidas inclusive com o vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, e o governador Jaques Wagner, com a finalidade de ampliar o projeto viário no centro de Ilhéus, para permitir um maior fluxo no tráfego nas áreas confluentes.
VISITA - Na última quinta-feira (5), o prefeito recebeu em seu gabinete os técnicos do Derba e da Ecla Engenharia e Consultoria – empresa vencedora da licitação para execução do projeto da segunda ponte que irá ligar o centro urbano à Zona Sul da cidade e vias de acesso – que vieram à cidade para analisar os principais pontos por onde será convergido todo o sistema viário do município. Além da audiência com o prefeito, os técnicos do Derba e da Ecla, acompanhados de secretários municipais e assessores da Prefeitura de Ilhéus, estiveram no entorno da área onde será construída a nova ponte. As extremidades da ponte vão se situar no Morro de Pernambuco (bairro Nova Brasília) à Praia do Cristo e avenida Dois de Julho, num total de 1.500 metros de extensão.
A construção da segunda ponte foi prometida pelo governador Jaques Wagner ao prefeito Newton Lima em setembro de 2010 e reafirmada em julho do ano passado. O custo do projeto é de R$ 1.902.336,14 e com prazo para conclusão em 150 dias. Durante a visita dos técnicos a Ilhéus, o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha, apresentou a contagem do fluxo de veículos entre o centro de Ilhéus e a zona sul, confirmando a situação caótica para as pessoas que se deslocam diariamente nestes locais, problema agravado pela ponte Lomanto Júnior, inaugurada na década de 60 e que não atende a atual demanda e o intenso tráfego.


Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

GOVERNO SEM COMANDO

Lula e os personagens que ele criticou, terceirizando as próprias responsabilidade pela gestão mal avaliada - Foto: Ricardo Stuckert Lula ti...