quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ilhéus intensifica discussão para criar região metropolitana


Com o intuito de ampliar a discussão em torno da criação da região metropolitana do sul baiano, técnicos da Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, se reuniram na tarde desta terça-feira (10), com secretários e assessores da Prefeitura de Ilhéus. Na oportunidade, foi tratada a imediata formalização do grupo gestor regional integrado por representantes dos municípios de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, que estão área de influência do Porto Sul. Cada emissário irá elencar as principais demandas de forma integrada no âmbito de mobilidade urbana, equipamentos e serviços que indicam aglomeração urbana.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal Pacheco, considerou a reunião proveitosa e disse que as propostas trazidas por especialistas da Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial da Bahia são de fundamental importância para promover o desenvolvimento urbano nas áreas de planejamento urbano – instrumentos de política urbana, plano diretor e gestão participativa – controle social das políticas de desenvolvimento urbano. Ele disse que esta articulação deve envolver ainda gestores dos Itabuna, Uruçuca, Itacaré, Itajuípe, Coaraci, Buerarema, Almadina e Barro Preto.
A seu ver, as discussões giraram ainda em torno de infraestrutura e mobilidade urbana intermunicipal, reabilitação de áreas centrais das cidades, capacitação e assistência técnica para o fortalecimento da gestão municipal e articulação intersetorial para o desenvolvimento urbano, dentre outras questões. Segundo José Nazal, o processo envolverá discussão pública, com ampla participação popular e participação dos conselhos das cidades, conforme exigência legal. Foi aprovada a proposta de realização de uma reunião com a presença de especialistas para que seja retomada a discussão regional, cuja deliberação final ocorrerá na reunião que acontecerá no próximo dia 12 vindouro, na sede da Amurc, em Itabuna.
Presenças – José Nazal explicou que uma data e local serão objeto dessa discussão, para a realização do seminário e formalização do grupo de trabalho que elencará as inúmeras demandas regionais, que deverá ser realizado ainda neste semestre. A primeira reunião foi realizada no Palácio Paranaguá e contou com a presença de técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Transporte e Trânsito, Planejamento, Educação, Administração, da Fundação Cultural de Ilhéus e Gabinete do Prefeito.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...