sexta-feira, 6 de julho de 2012

Hospital São Lucas tem Oncologia Clínica diferenciada


O Serviço de Oncologia Clínica no Hospital São Lucas tem conquistado reconhecimento junto ao público assistido, familiares e acompanhantes, bem como junto à comunidade em geral. A assistência com perfil diferenciado para os pacientes oncológicos é destaque na humanização e qualidade técnica dos profissionais que ali atuam. 

Tendo à frente do serviço os renomados médicos oncologistas Garrick Cécil Pereira e Eduardo Kowolski e o hematologista Bruno Terra, esses profissionais junto a enfermeiros, técnicos e a equipe multidisciplinar da unidade hospitalar têm executado um serviço de excelência com exclusividade para o público do Sistema Único de Saúde (SUS). Todo serviço é mantido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). 

O cuidado com o paciente oncológico, alguns deles em fase terminal e necessitando de cuidados paliativos, demanda uma assistência diferenciada, inclusive com atenção especial para os familiares e acompanhantes. “Alguns pacientes e até familiares inicialmente passam pela fase da negação, rejeitando o diagnóstico e, algumas vezes, até o tratamento. Nesses e em outros casos, inclusive de depressão, procuramos identificar os pacientes e solicitar encaminhamento para o psicólogo, auxiliando na melhoria do tratamento de forma integral”, declarou a enfermeira Waleska Perelo. 

Para a enfermeira Mariana Sá, o câncer já tem o estigma da morte, por conta disso a assistência também se volta para a desmistificação dos preconceitos. “Para os pacientes terminais, o alívio ao sofrimento e à própria sintomatologia do tratamento são prioridades”, avaliou Mariana. Sobre as rotinas administrativas no Serviço de Oncologia Clínica, a regulação dos fluxos de transporte para avaliação e tratamento de Quimioterapia e Radioterapia é executado pela enfermeira gerente de unidade, Daniele Sampaio.  

Além dos médicos especialistas, o Serviço conta com o trabalho da equipe multidisciplinar do Hospital São Lucas, estando à disposição do paciente, mediante prescrição médica, os profissionais da Fisioterapia, Fonoaudiologia (respiratória e motora), além da Psicologia e Assistência Social.    

Por - Jack Simões


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...