terça-feira, 31 de julho de 2012

Gestantes são beneficiadas com kits de enxovais em Itabuna

Um grupo 56 mulheres que são atendidas pelo Programa de Proteção à Gestante Ei Mamãe, numa iniciativa da Secretaria de Assistência Social, foi premiado com kits de enxovais nesta segunda-feira (30). A coordenadora do Ei Mamãe, Cíntia Cruz, revela que as mães beneficiadas já estão no nono mês de gravidez e, desde o início da gestação, foram acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, pedagogo, enfermeira e assistente social.

Antes da entrega dos kits, as mães que participam do projeto Ei, Mamãe Maternidade foram acompanhadas por uma enfermeira para conhecer as instalações da unidade hospitalar onde darão à luz. De acordo com a coordenadora, o conhecimento das instalações deixa as mulheres mais seguras e, portanto, influencia positivamente nesse momento.

Após a visita às maternidades, foram entregues os enxovais, compostos por objetos de uso do recém-nascido, como fraldas, lençóis, toalhas, travesseiro e banheira. Para a estudante Ariane Prado, que terá seu primeiro filho, o acompanhamento dos profissionais foi importante durante a gestação, pois lhe permitiu ter maiores esclarecimentos sobre como cuidar de um recém-nascido.

Assim como a jovem Ariane, o programa mantém mais de 500 gestantes cadastradas, número que cresce a cada dia devido à procura constante. Durante a gestação, as mulheres participam de ciclos de palestras e oficinas com orientações voltadas para a amamentação, noções de higiene e cuidados básicos com o bebê. Em outro projeto, conhecido como Oficina de Cuidadores, as gestantes têm a oportunidade de saber sobre os devidos cuidados com o recém-nascido e conhecem os procedimentos corretos para a imunização de materiais utilizados.

Além de oferecer o acompanhamento durante a gestação, logo após esse período, a coordenadora do programa revela que as mães sem condições para deslocamento até a maternidade têm um suporte logístico do programa. Outra iniciativa será a criação de um grupo de mães que participarão de oficinas para desenvolver um vinculo maior entre elas e os bebês. “O novo projeto será realizado em função da procura constante das mães após a gestação”, explica Cíntia Cruz.

A sede da entidade fica na Avenida das Nações Unidas. Mais informações pelo telefone (73) 3612-1229.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Pedro Augusto 31/07/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microfo...