quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fraude no Meira pode passar dos R$ 17 milhões

foto meira pfFoto: DivulgaçãoNuma operação denominada Mercado Livre, a Polícia Federal em Ilhéus cumpriu na manhã desta quarta-feira (18), quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal contra os donos da Rede de Supermercado Meira. Eles estão sendo acusado de evasão, sonegação fiscal e utilização de "laranjas" para terceirizar o processo de compras.

Um dos sócios, Herbert Moreira Dias (Beto Meira), foi preso, por posse ilegal de armas, encontradas durante uma varredura em sua residência, na Ruy Barbosa, naquela cidade. Segundo a PF, o prejuízo aos cofres públicos gira em torno de R$17 milhões.

De acordo com nota enviada pela Polícia Federal, as investigações, em conjunto com a Receita Federal, começaram em 2009, após denúncias de comerciantes concorrentes.

"O método utilizado para sonegar impostos é conhecido como "mata-mata", ou seja, constitui-se uma razão social fantasma ou simulada, insere-se no estabelecimento onde ela funcionará o nome fantasia, gera-se um montante elevado de tributos e em seguida, o endereço da razão social simulada é transferido ou a empresa é declarada inativa, abrindo-se, no mesmo lugar, outra empresa que desenvolverá a mesma atividade e continuará utilizando o nome fantasia da anterior", explica a nota da PF.

A Rede de Supermercados Meira possui 11 lojas – duas em Itabuna e nove em Ilhéus –. "Os sócios que constam nos contratos não são os detentores do capital e nem administram as empresas, o que facilita o fechamento destas e seu "desaparecimento" do mundo jurídico tributário, sem bens que guarneçam suas dívidas, deixando débitos para o erário público", complementa a Polícia Federal.
Se condenados, os empresários podem pegar até oito anos de prisão.

Fonte do Diário Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...