quarta-feira, 25 de julho de 2012

Equipe Rondonista da FTC está atuando no Tocantins


        Localizado na região norte do médio Tocantins, distante a 329 km de Palmas, o município de Palmeirante está acolhendo a equipe da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, que participa da Operação Capim Dourado do Projeto Rondon desenvolvendo ações básicas de cidadania nas áreas de educação, saúde, cultura, direitos humanos e justiça.

        A equipe rondonista da FTC é coordenada pelas professoras Lorena Cardoso e Kelly Bomfim, com a atuação dos acadêmicos Amora Rios e Thanilly Macedo (Enfermagem) Barbara Miranda e Juliana Azevedo (Psicologia), William Silva (Nutrição), Ricardo Aranha (Direito), João Marcus Perlira (Fisioterapia) e Levi Alves (Administração).

        Para a diretora da Secretaria da Educação de Palmeirante, Michele Fragoso, a presença e atuação dos rondonistas é algo muito enriquecedor. “É uma grande oportunidade para nossa população, principalmente para os mais carentes, que através do Rondon estão tendo acesso a muitos cursos e oficinas de capacitação. Nesse sentido o projeto está atendo a 100% da nossa expectativa”, frisou Michele.
       
 Um dos militares de ligação, responsável pelo acompanhamento dos rondonistas da Operação Capim Dourado, o Sargento Marcos ressalta o quanto é gratificante ver o resultado do trabalho dos estudantes e professores. “É muito bom ver o sorriso no rosto e o brilho no olhar de cada cidadão, após participar dos cursos e oficinas oferecidos”, ressalta o militar que atua como voluntário no Projeto Rondon.

Partilhar conhecimentos

Atuando conjuntamente com os colegas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each-Usp), os estudantes  da FTC Itabuna revelam o quanto tem sido salutar para a formação profissional poder acessar uma nova cultura e partilhar de conhecimentos adquiridos na Faculdade. 

“Quando decidir fazer Faculdade imaginava como, a partir do meu aprendizado, poderia ajudar de alguma forma às pessoas a adquirirem novos conhecimentos. Agora, através do Projeto Rondon, estou tendo essa oportunidade que, com certeza, fará uma grande diferença em toda a minha vida”, argumentou o rondonista Ricardo Aranha, estudante do 5º semestre de Direito.

Acadêmica do 10º semestre de Psicologia, Juliana Azevedo, também falou da sua satisfação em poder atuar no Rondon. “Saber quer você pode, por meio da multiplicação dos seus conhecimentos, ajudar a mudar a realidade de milhares de pessoas que vivem numa realidade e uma cultura diferentes, além de desafiador é algo de muita responsabilidade”. 

“Pois, as pessoas que buscam participar das oficinas e cursos têm sede de conhecimento para exercerem plenamente a cidadania”, elucidou a rondonista. A FTC Itabuna participa do Projeto Rondon desde o ano de 2007, desenvolvendo ações voltadas à Responsabilidade Social e Ambiental. 

FTC Itabuna
POR - Erivaldo Bomfim
25-07-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...