quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comitê de Combate à Dengue em Itabuna inicia campanha educativa



O Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento de Ações para o Combate à Dengue lançou nesta quarta-feira (18), na Escola Branca de Nove, no bairro Pontalzinho, uma campanha educativa  com a distribuição de kits para os professores e alunos, contendo cartilhas, panfletos explicativos, quebra-cabeças e jogos voltados para fortalecer a estratégia de combate à dengue em Itabuna. 

O trabalho mobiliza equipes de Educação em Saúde, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde e representantes do comitê, que reúne os diversos setores da sociedade organizada, com o objetivo de transformar alunos em formadores de opinião junto às famílias e comunidades onde vivem ou atuam.  

Segundo a presidente do comitê, Heloísa Pinheiro, o projeto tem um impacto positivo em termos de receptividade e as ações serão levadas para escolas públicas e privadas, “sempre com foco na prevenção da dengue”. Ela ressalta que esta é a primeira etapa de uma proposta colocada em prática pelo Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento de Ações para o Combate à Dengue. 

Heloisa Pinheiro acredita que a cartilha e o material didático distribuído vão sensibilizar as famílias dos alunos para uma maior vigilância com relação à erradicação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O comitê também iniciou esta semana gestões para que seja implantada em Itabuna uma experiência que vem sendo realizada com sucesso em outros municípios, com a utilização de mosquitos transgênicos estéreis para cortar a transmissão da doença. 

Segundo a presidente do comitê, “a ideia é aliar a técnica para aos instrumentos tradicionais de controle do vetor, com a mobilização dos técnicos da saúde, intensificação do uso de larvicidas e sem deixar de lado o essencial apoio da população, que é um aliado vital deste projeto”. 

DCS – PMI  Texto : Kleber Torres    Fotos :                                 18-07-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...