segunda-feira, 30 de julho de 2012

Comemorações pelos 102 anos de Itabuna começou com Missa Solene


                   Como manda a tradição de mais de um século de história, as comemorações pelos 102 Anos de Emancipação Política-Administrativa de Itabuna, transcorridos no último sábado (28 de julho), foram iniciadas com uma Missa Solene celebrada na Catedral de São José, sob a presidência do bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, com as participações do prefeito José Nilton Azevedo Leal, fiéis, autoridades e servidores públicos municipais.

           Após a proclamação das leituras bíblicas, extraídas do Livro do Profeta Jeremias (7,1-11) e do evangelista Mateus (13,24-30), Dom Ceslau convidou os presentes a refletirem sobre o atual contexto histórico a partir da Palavra de Deus. Fazendo um paralelo em relação ao povo de Judá e a realidade vivenciada pela comunidade itabunense, o bispo enfatizou que o afastamento de Deus, a falta de fé e da prática da justiça têm sido fatores que dificultam a vida em sociedade, inclusive na desestruturação das famílias. 

           Chamando à atenção para a parábola de Jesus sobre o joio semeado no meio do trigo, Dom Ceslau lembrou que na atualidade, dentre muitas coisas boas vivenciadas pela comunidade, a exemplo do desenvolvimento da ciência, existe um grande mal semeado em nosso meio: as drogas. “Por conta desta ‘erva daninha’, estamos vendo crescer a violência, principalmente contra os nossos jovens. Para combatermos este mal são necessário investimentos na melhoria da educação básica e políticas públicas voltadas à assistência das famílias”, elucidou o bispo.

           Ao final da celebração, o prefeito José Nilton Azevedo Leal saudou os itabunenses e agradeceu a todos que ajudaram a construir os 102 anos de história da cidade. Referindo as palavras do bispo, o chefe do executivo itabunense enfatizou que o combate à violência é algo que vai além dos limites territoriais do município e alcança as fronteiras do País, por onde entram ilegalmente armas e drogas.

           “Nesse sentido, é necessário que haja por parte de todas as esferas de governo e do Congresso Nacional vontade política para estabelecer leis que de fato possam combater a violência atacando essa grande rede do mal que a mantém”, disse o prefeito.

           O ato religioso também contou com a participação dos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), que iniciou o ano jubilar pelos 100 anos da presença da entidade em Itabuna. Além de animar a Missa com o Ministério de Música, os Vicentinos protagonizaram momentos expressivos da celebração, com a entronização da Bíblia Sagrada, na apresentação das ofertas e na pós-comunhão, quando trouxeram à memória acontecimentos que ajudaram a construir a história da Cidade.
Por: Erivaldo Bomfim – Foto: Vinícius Borges – 30/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...