segunda-feira, 9 de julho de 2012

CNM e Amurc capacitaram servidores para alternativas de arrecadação municipal


Servidores e representantes municipais das áreas de finanças e tributos tiveram a oportunidade de conhecer nesta segunda-feira (9), na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) novos mecanismos para incrementar a receita do Poder Público Municipal através de palestras ministradas por consultores e técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A Oficina Técnica de Finanças e Tributos Municipais foi realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc). 

Na abertura do encontro, o prefeito de Ibicuí e presidente da Amurc, Cláudio Antônio Kalil Dourado destacou a parceria com a CNM a partir do propósito de promover o desenvolvimento das administrações públicas municipais, levando até eles um maior entendimento sobre as modalidades que poderão ser utilizadas para a arrecadação, “principalmente num momento em que os municípios vêm sofrendo com uma diminuição progressiva dos repasses federativos”, explicou. 

O representante do departamento de Relações Institucionais da CNM, Elias Zinczuk apresentou a nova proposta da instituição nacional aos servidores municipais, que de acordo com ele, visa valorizar e orientar o funcionário público para a aplicação correta das estratégias financeiras e tributárias nos municípios. “O servidor é o personagem principal nesse contexto, pois é ele quem leva aos prefeitos as oportunidades de arrecadação”, destacou.

As palestras foram conduzidas pelo consultor da CNM, Eudes Sippel e a técnica tributária da instituição, Thalyta Alves, que abordaram, dentre outras alternativas de incremento da receita, o Imposto Territorial Rural (ITR), o  panorama do Simples Nacional, Leasing, Microempreendedor Individual (MEI). A ideia, segundo Eudes, é “mobilizar os servidores de modo que eles possam participar e contribuir para os interesses públicos municipais”, declarou. 

Entre os servidores que representaram mais de 60 municípios no evento, a tesoureira da prefeitura de Itacaré, Maria Rita Gomes Santos, aprovou a iniciativa da CNM em parceria com a Amurc, pois esclareceu sobre algumas alternativas, até então desconhecidas do público e “foi uma grande oportunidade para aprender novas práticas de arrecadação, que serão aplicadas pela administração pública dos nossos municípios”.


Por: Viviane Cabral - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...