"Não passe trote para o SAMU, você pode assassinar um irmão"
No período de janeiro a maio o
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a 15.838 chamados em
Itabuna, sendo que deste total 9.984, o equivalente a 63% das ligações, foram
trotes, o que prejudica o serviço e atrasa o atendimento a pacientes muitas
vezes em estado grave.
Do total de chamadas, 343, o que
representa 2,2% do total, foram pedidos de orientações médicas e 191 (1,2%)
envolveram solicitações para transferência de pacientes entre hospitais. No
total de chamadas estão incluídas ligações por engano, não completadas e mesmo
as transferências para a coordenação do Samu ou para o serviço social, não
considerados trotes.
Nos cinco primeiros meses do ano,
foram registrados 442 deslocamentos da unidade de suporte avançado, usada para
o socorro a pacientes em estado grave e em situação de risco. A unidade realiza
uma media de três deslocamentos por dia, atuando inclusive no apoio a remoções
hospitalares.
Já as unidades de suporte básico realizaram
no mesmo período 2.835 deslocamentos, o que representa uma média de 19
atendimentos por dia. A motolância, que funciona como unidade de apoio para
atendimento rápido e em locais de difícil acesso, foi acionada 291 vezes, com
uma media de dois atendimentos diários.
Do total de atendimentos registrados,
1.123 foram de pacientes adultos e 103 pediátricos. Também foram contabilizados
atendimentos para 1.048 pacientes traumáticos, 55 obstétricos, 123
psiquátricos, 10 vítimas de queimaduras e 194 pessoas com acidentes vasculares.
Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 8-6-2012
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