segunda-feira, 11 de junho de 2012

Trotes representam 63% das ligações para o Samu


 "Não passe trote para o SAMU, você pode assassinar um irmão"


No período de janeiro a maio o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a 15.838 chamados em Itabuna, sendo que deste total 9.984, o equivalente a 63% das ligações, foram trotes, o que prejudica o serviço e atrasa o atendimento a pacientes muitas vezes em estado grave.

Do total de chamadas, 343, o que representa 2,2% do total, foram pedidos de orientações médicas e 191 (1,2%) envolveram solicitações para transferência de pacientes entre hospitais. No total de chamadas estão incluídas ligações por engano, não completadas e mesmo as transferências para a coordenação do Samu ou para o serviço social, não considerados trotes.

Nos cinco primeiros meses do ano, foram registrados 442 deslocamentos da unidade de suporte avançado, usada para o socorro a pacientes em estado grave e em situação de risco. A unidade realiza uma media de três deslocamentos por dia, atuando inclusive no apoio a remoções hospitalares.

Já as unidades de suporte básico realizaram no mesmo período 2.835 deslocamentos, o que representa uma média de 19 atendimentos por dia. A motolância, que funciona como unidade de apoio para atendimento rápido e em locais de difícil acesso, foi acionada 291 vezes, com uma media de dois atendimentos diários.

Do total de atendimentos registrados, 1.123 foram de pacientes adultos e 103 pediátricos. Também foram contabilizados atendimentos para 1.048 pacientes traumáticos, 55 obstétricos, 123 psiquátricos, 10 vítimas de queimaduras e 194 pessoas com acidentes vasculares.

Por: Kleber Torres      Fotos: Pedro Augusto      8-6-2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...