sábado, 23 de junho de 2012

TicoMia homenageia Jorge Amado, Luiz Gonzaga e banda Lordão


    Com uma expectativa de público recorde, o  TicoMia, que completa 25 anos, acontece neste sábado, dia 23 de junho, em Ibicuí, com homenagem aos nordestinos Jorge Amado e Luiz Gonzaga, cujos centenários de nascimento são comemorados em 2012, e ao Lordão, um dos ícones da festa. Para animar as doze horas de forró na fazenda El Dorado, subirão ao palco as bandas Aviões do Forró, Mastruz com Leite, Lordão, Dorgival Dantas, e as duplas sertanejas João Bosco e Vinicius, César Menotti e Fabiano e Ítalo e Reno.

    Este ano, um dos palcos recebe o nome do escritor Jorge Amado e o outro do forrozeiro Luiz Gonzaga, duas das maiores expressões da cultura nordestina. A Banda Lordão, que há 20 anos é uma das atrações do TicoMia, inicia as comemorações pelo seu cinqüentenário durante a festa. O promotor Lourival Dourado Filho, o Douradinho, fundador do TicoMia, disse que as comemorações pelos 25 anos do evento serão divididas com essas justas homenagens.

    “O grande marco do TicoMia é a preservação do gênero forró como ritmo da festa de São João. De dois anos pra cá, incluímos o ritmo sertanejo, que está ligado às raízes nordestinas. Essa identidade fortalece a tradição e o destino de Ibicuí como capital do São João baiano. Há 50 anos, a comunidade local se envolve de corpo e alma com os festejos juninos, acolhendo os visitantes de forma carinhosa, e o TicoMia veio para apimentar ainda mais a festa”, afirma Douradinho.

Infraestrutura – Este ano, a infraestrutura do evento vai estar ainda mais organizada, com o objetivo de proporcionar mais conforto, melhores serviços e segurança a todos os presentes. Os palcos tiveram sua sustentação reforçada, assim como os cinco camarins que no ano passado não tinham sido totalmente concluídos; a sala de imprensa foi ampliada para abrigar as equipes de cobertura e para a realização de entrevistas com os artistas convidados; e as áreas de estacionamento e dos quiosques de distribuição de comidas e bebidas também foram redimensionadas.  

   Nesse sentido, a praça de alimentação também ganhou mais espaço para o serviço de churrascaria, queijo coalho, crepe, o “beijumania”, acarajé, abará, e comidas típicas como pamonha, milho cozido, amendoim, doces de jenipapo e cocadas de vários sabores, além de bebidas como cerveja, refrigerante, água de coco, caldo de cana, batidas do Ligante, licores, ice, sorvete de cachaça, água mineral, entre outros.

Ibicuí - Um dos destinos mais procurados da Bahia para as festas de São João, Ibicuí é uma referência no interior do Estado no que se refere à festa junina. Este ano, os festejos na cidade começaram na quinta-feira, dia 21, e prosseguem até o dia 24, no grande arraial montado na praça Régis Pacheco.
 
   Segundo o prefeito Cláudio Dourado, mesmo com o expressivo destaque da produção agropecuária no município, o São João é considerado uma das principais atividades econômicas do município de Ibicuí, que possui uma população de cerca de 15.800 habitantes. Durante o período de São João, a cidade recebe em torno de 80 mil pessoas.  A hotelaria oferece 400 leitos, mas, nessa temporada, a maioria da população disponibiliza suas residências para locação.

    Em Ibicuí, nesta sexta-feira, a animação fica por conta de Vaninho Forrozeiro, Cheiro de Forró, Bel Lima, Ítalo e Renno e Amistrong. No sábado, a vez de Urubu Fogoso, banda Vera Cruz, Edu Forró, Solteirões do Forró e Amistrong. No domingo, a partir das 13 horas, apresentações de Amistrong, Forró Caxangá, Lordão, Serginho di Goiás e Urubu Fogoso.


Por Valério de Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...