segunda-feira, 25 de junho de 2012

TicoMia explode de alegria no São João de Ibicuí



    A festa do TicoMia comemorou 25 anos de história, no último sábado, 23 de junho, em Ibicuí, numa explosão de alegria, comprovando que continua sendo um dos ícones do São João da Bahia. Com um público recorde, formado por baianos e de outros estados, o TicoMia festejou ao som das bandas  Mastruz com Leite, Lordão, Aviões do Forró, César Menotti e Fabiano, Dorgival Dantas, e a dupla sertaneja João Bosco e Vinicius. Este ano, as homenagens foram para o centenário dos nordestinos Jorge Amado e Luiz Gonzaga, e para o cinquentenário da banda Lordão.

  Alegria, muita animação e tranquilidade são características da festa do TicoMia, onde também há espaço para a irreverência de muitos participantes. O evento, organizado pelos produtores Sara e Lourival Dourado Filho, teve início com show de Mastruz com Leite, que há muitos anos participa da festa. Em seguida, a banda Lordão fez o chão da Fazenda El Dorado tremer cantando velhos e novos sucessos do grupo, que já iniciou as comemorações pelos seus 50 anos.

   “Isto aqui sempre foi uma cidade forrozeira. Quando cheguei em 72  ao Lordão - já que tenho 40 anos de Ibicuí, o Lordão já tocava aqui no Clube. As pessoas da cidade faziam o São João tão tradicional, tão lindo, que as coisas foram crescendo e empolgando. O próprio TicoMia com 25 anos, a gente lembra daquele barracão, a gente aqui entronchando, tocando de duas da tarde às sete da noite. Hoje, tá aí na parceria com essas bandas lindas Aviões do Forró, que não deixa de vir; César Menotti, agora, que é fã; Mastruz com Leite, que é raiz; Dorgival, que é outro parceiro do xote;  Ítalo & Renno e o Lordão, que é a banda do coração. É importante ver esse valor, assim, retribuído”, declarou Kocó, vocalista do Lordão, em meio à festa.

    A banda Aviões do Forró também já é uma atração nacional aguardada no TicoMia. O vocalista Xand considera a festa nota 10. “Dos anos que a gente participou pra cá, muita coisa mudou, mas pra melhor. A festa está crescendo a cada ano, os camarins estão aqui gigantes, que antigamente não tinha esse luxo todo. Mas a festa nunca perdeu o brilho, a festa em si está lá na frente, tá no público. O pessoal chega cedo, no início da tarde, o sol quente, mas o pessoal todo aí. Parabéns para toda a organização, o Douradinho que faz esta festa maravilhosa e eu espero que a gente venha muitos e muitos anos pra frente”, disse o cantor.

Sertanejo – Uma das novidades do TicoMia é a harmonia entre o ritmo do forró e a música sertaneja. A dupla César Menotti & Fabiano se apresentou na festa pela segunda vez consecutiva e fez o público cantar seus maiores sucessos. “Estamos honrados de termos sido convidados novamente. No ano passado, fomos a primeira dupla sertaneja a cantar aqui no forró do TicoMia, em 24 anos de história, e poder voltar é porque a galera gostou. A gente fica muito honrado com esse convite e estamos aí, juntos, comemorando os 25 anos do Tico Mia”, afirmou o cantor Fabiano.

    O grande público presente no TicoMia demonstrou também o carinho pelo sanfoneiro Dorgival Dantas, que demorou para deixar o palco diante dos insistentes pedidos de bis. A dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, um grande sucesso do momento, fez a estréia na festa com grande sucesso.

    O vocalista Vinicius disse que acha que a musicalidade do forró e do sertanejo têm tudo a ver. “Combina muito. Eu acho que você cantar forró em dueto é muito legal. Você vê mesmo muitas bandas de forró com vocal masculino, vocal feminino e as duplas sertanejas aderiram a isso também e vem dando muito certo. É um ritmo superalegre, contagiante. E acho que essa mistura dos artistas do sudeste e centro-oeste com o nordeste está dando uma liga legal e quem ganha com tudo isso é o público”, declarou ele.   

Por-Valério de Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais libe...