segunda-feira, 11 de junho de 2012

São João em Itabuna é sucesso de público nos bairros


Considerado um sucesso de participação popular, animação e de resgate às tradições populares, o São João dos Bairros 2012 é resultado de uma parceria entre a  Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com a TV Santa Cruz. O evento mobilizou um público de mais de 20 mil pessoas nas apresentações nos bairros de Ferradas, São Caetano, Santo Antônio e Fátima, com a apresentação de quadrilhas e bandas regionais.

Na festa de encerramento, domingo (10), na praça São Sebastião, no bairro de Fátima, foram registradas apresentações do Forró Caxangá e de Ely Marques e Banda, além do bloco Caipiras do Forró, do Axé Odara, quadrilhas infantis, fantoches, eleição de Rainha do Milho e Casamento na Roça, com a participação de atores itabunenses. O projeto privilegiou artistas e bandas da região, contribuindo assim para a revelação de novos valores artísticos.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva da festa, que marca uma parceria consolidada com a TV Santa Cruz e no resgate à tradição  dos festejos juninos em Itabuna. Um dos destaques fica pela efetiva participação de público e pelo estimulo às atividades econômicas nas áreas dos eventos.

Leahy enfatiza que a praça São Sebastião foi tomada por um público de milhares de pessoas, contando com toda uma infraestrutura de apoio montada pela Prefeitura, que incluiu a instalação de portal de acesso, palanque, sonorização, iluminação, além do ordenamento de barracas para a venda de  comidas e bebidas típicas e dos espaços destinados à exibição de grupos juninos, além de um parque infantil . Foi disponibilizada uma unidade do Samu para eventuais emergências e o 15º Batalhão da Policia Militar montou o esquema especial de segurança para o público, sem o registro de incidentes graves.

 O São João nos Bairros tem como tema na edição 2012 “Aqui Jorge Amado conta e Luiz Gonzaga canta”, numa homenagem aos centenários do escritor itabunense e do Rei do Baião, mas sempre com o foco no resgate dos valores culturais e das tradições dos festejos juninos. Também  foi instituído o prêmio Troféu São João dos Bairros, com o tema “100 anos de Cantos e Contos”, para os destaques da temporada de festas.

A presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Sandra Ramalho, também destaca  o sucesso do São João dos Bairros, pela efetiva participação de público e   como resultado de uma grande parceria institucional, que movimenta a população dos bairros, resgata tradições culturais e valoriza o forró pé-de-serra.

Por: Kleber Torres  Fotos: Vinícius Borges  11-06-2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...